5 mins read

O que é o gênero textual infográfico?

O que é o gênero textual infográfico e qual é o seu objetivo?

Sistematizar e organizar informações complexas de uma maneira que melhore a compreensão é a principal função do infográfico. Hierarquizar os conteúdos e aplicar outros elementos, torna muito mais atrativo o formato e acaba transformando a experiência do usuário mais agradável.
Em cache

Quais são as características de um infográfico?

Infográficos geralmente incluem gráficos, tabelas e representações pictóricas de dados relevantes. Esses itens oferecem representações visuais da informação que está sendo compartilhada e ajuda a quebrar o conteúdo, tornando-o mais fácil de digerir.
Em cache

Qual é a função de um infográfico?

[Infografia] É o recurso gráfico que se utiliza de elementos visuais para explicar algum assunto ao leitor. Esses elementos visuais podem ser: tipográficos, gráficos, mapas, ilustrações ou fotos. A função básica da infografia é enriquecer o texto, permitindo que o leitor visualize o assunto em pauta.

Para quem é o gênero textual infográfico é produzido?

1- Os infográficos podem circular em revistas ou jornais que publicaram uma notícia ou reportagem para divulgar algum conhecimento científico, ou podem circular em situações em que alguém deseja explicar fatos e processos de forma mais dinâmica, atraente e rápida, como, por exemplo, numa sala de aula.

Quais são os tipos de infográficos?

Tipos de infográficos

  • Informativo. É um dos infográficos mais genéricos e utilizados entre todos. …
  • Gráfico. Neste tipo de infográfico prevalecem os recursos visuais; não costuma haver muito texto. …
  • Sequencial. …
  • De campanhas ou divulgação. …
  • De processos. …
  • De listas. …
  • De comparação. …
  • Currículos infográficos.

Qual a linguagem do infográfico?

Os gráficos e os infográficos são compostos por linguagem verbal: os dados, as denominações, as legendas, os títulos e a linguagem não verbal: as barras, as cores, as linhas, as curvas e as formas geométricas.

Como se faz um infográfico?

Um bom infográfico deve ser claro, memorável e contar com um texto e um visual concisos. Como a visualização de dados é o principal objetivo, use gráficos e tabelas sempre que puder. É essencial criar uma narrativa com os elementos gráficos e incluir um “gancho” ou uma mensagem principal que seja fácil de identificar.

Qual é a estrutura de um infográfico?

Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo.

Quais são os principais tipos de infográficos?

InfográficosQuais São e Como Utilizar?

  • Se estas são suas dúvidas sobre este tema, não se preocupe, iremos debater sobre todas e ao final deste post você estará apto a começar seu próprio projeto. …
  • Modelo de infográfico informativo. …
  • Modelo de infográfico de cronograma. …
  • Modelo de infográfico de processo.

Qual é a origem do infográfico?

As primeiras evidências de conceito de infográficos surgiram na pré-história. Nesta época a imagem já era utilizada como meio de transmissão de uma ideia ou conhecimento. Seja na esfera cultural ou social, informação e comunicação são as bases de um modo de vida global e interdependente.

Quais são os elementos que compõem o infográfico?

Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo.

Como explicar infográficos?

Por definição, um infográfico é uma representação visual de qualquer tipo de informação ou dado. Seja um estudo sobre as tendências do mercado ou um guia passo a passo sobre como lavar sua roupa, um infográfico pode te ajudar a apresentar essa informação usando um formato repleto de gráficos visuais atraentes.

Quais são os tipos infográfico?

Basicamente, existem três tipos de infográficos: estáticos, animados e interativos.

O que precisa ter no infográfico?

Infográfico é uma peça visual muito utilizada para apresentar informações, dados e conceitos de maneira facilitada, ajudando na compreensão do leitor quando um conteúdo é de maior complexidade. Costumam conter ilustrações, textos, gráficos, ícones e outros formatos de mídia.

Onde os infográficos são mais utilizados?

Muito utilizado pela mídia jornalística, é unânime que esse gênero é um recurso eficaz, visto que torna o assunto fácil, de forma rápida e dinâmica, de ser compreendido.

Quais são os três tipos de infográficos?

Basicamente, existem três tipos de infográficos: estáticos, animados e interativos.