3 mins read

O que é o jeitinho brasileiro para Sérgio Buarque de Holanda?

O que é o jeitinho brasileiro para Sérgio Buarque?

Em termos antropológicos, o jeitinho pode ser atribuído a um suposto caráter emocional do brasileiro, descrito como “o homem cordial” pelo antropólogo Sérgio Buarque de Holanda. No livro “Raízes do Brasil”, este autor afirma que o indivíduo brasileiro teria desenvolvido uma histórica propensão à informalidade.

Qual é o jeitinho brasileiro?

A partir da aplicação de questionários descrevendo situações típicas de jeitinho brasileiro, eles identificaram três principais dimensões: a criatividade, a corrupção e a quebra de normais sociais. A criatividade está relacionada à resolução criativa e inovadora de problemas sem violar normas sociais.

O que é o jeitinho brasileiro Segundo Lívia Barbosa?

De acordo com Lívia Barbosa o "jeitinho" se relaciona com outras expressões muito próprias de nossa língua: "colher-de-chá", "quebrar o galho", "jogo de cintura", "ginga", "boa vontade". Há graduações maliciosas. Menos do que o "jeito", tem-se um favor. Mais do que o "jeito", tem-se a corrupção.

O que é o jeitinho brasileiro exemplos?

O jeitinho brasileiro para muitos é entendida como uma prática criativa, a fim de obter resultados e benefícios no jogo de cintura ou quebra regras. No cotidiano o ato jeitinho brasileiro é compreendido para outros como uma prática de corrupção.

O que o famoso jeitinho brasileiro desconsidera?

O jeitinho brasileiro pode ser visto tanto como um favor, quanto como uma forma de corrupção. Segundo a autora, ele estaria localizado entre esses dois polos, onde o primeiro é positivo e o outro é negativo, podendo pender mais para um lado ou para o outro.

Quais são as causas do jeitinho brasileiro?

O motivo pode ser creditado a um trinômio que inclui a fragilidade financeira do país, a formação cultural do povo brasileiro e também à busca por ganhos indevidos. De qualquer forma, talvez seja hora de lançar luz sobre essa questão e fazer uma profunda reflexão sobre esse tipo de comportamento.

Qual a principal causa do jeitinho brasileiro?

O formalismo (a diferença entre o que a lei versa e a conduta concreta, sem que tal diferença implique punição para o infrator da lei) existe em diferentes graus nas mais diversas sociedades do mundo. Tal fato é considerado a principal causa do jeitinho.

Por que o chamado jeitinho brasileiro é considerado um ato imoral?

Porque quem pratica o jeitinho brasileiro, omite a infração da lei, em outras palavras, é uma forma de quebrar regras.

Porque o jeitinho brasileiro é considerado um ato imoral?

Porque quem pratica o jeitinho brasileiro, omite a infração da lei, em outras palavras, é uma forma de quebrar regras.

Qual a relação do jeitinho brasileiro com a ética?

A relação que o “jeitinho brasileiro” tem com a lei em geral cria um grave problema na ética pública – referência ao comportamento dos agentes públicos e das relações entre os indivíduos e o Poder Público – marcada pela corrupção como modelo institucionalizado, meio de vida para uns e modo de fazer negócios para outros …