6 mins read

O que é o Lacs?

O que é Lacs na contabilidade?

O e-LALUR (Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real) e o e-LACS (Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL) são livros fiscais destinados a apuração do Lucro Real e obrigatórios para os contribuintes sujeitos à tributação do Imposto de Renda e da Contribuição Social.

Quando devo entregar o Lalur?

O envio do Lalur para a Receita Federal acontece de maneira trimestral ou anual, sempre conforme a ECF, até o último dia útil do mês de julho do ano subsequente ao calendário de referência.

Como funciona o sistema de lucro real?

O Lucro Real é um regime de tributação, em que o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é feito com base no lucro real da empresa (receitas menos despesas) e com ajustes previstos em lei. Trata-se de um dos regimes tributários tradicionais.

O que vai no Lalur?

Na parte A do livro Lalur, deve conter apenas os lançamentos referentes ao lucro líquido do período de apuração. Ou seja, precisa constar informações, como adições, despesas indedutíveis, exclusões e compensações da empresa.

Qual o bloco da ECF é apresentado o Lalur e o Lacs?

Além dos livros requeridos pela legislação comercial e tributária, o contribuinte deve escriturar também o e-LALUR e o e-LACS, os quais deverão ser transmitidos através do Bloco M da ECF.

Quais os registros do SPED ECF representam a parte A do Lalur E-lacs?

Na ECF, essas informações são escrituradas no Bloco M por meio desses registros: Parte A: M300: Lançamentos da Parte A do e-LALUR. M350: Lançamentos da Parte A do e-LACS.

O que pode ser excluído no Lalur?

Na determinação do lucro real podem ser excluídos os valores cuja dedução seja autorizada pela legislação do Imposto de Renda e que, pela sua natureza, não tenham sido computados na apuração do resultado (art. 250, I, do RIR/99), tais como: I – depreciação acelerada incentivada (art.

Quando a DCTF será extinta?

Substituição da DCTF pela DCTFWeb em relação ao IRRF decorrente das relações de trabalho, apurado por meio do eSocial, ocorrerá a partir do mês de maio de 2023. Publicada Instrução Normativa RFB nº 2.137, que modifica a Instrução Normativa RFB nº 2.005, de 2021, alterando o art.

Qual a vantagem sobre o lucro real?

Quando um negócio passa por dificuldades, o Lucro Real também é vantajoso, visto que, no prejuízo, ele fica isento de alguns impostos. Esse modelo tributário se contrapõe ao Lucro Presumido, em que o valor dos impostos é calculado com base em uma alíquota predefinida, que varia conforme o ramo de atuação da empresa.

Para quem é indicado o lucro real?

O lucro real pode ser adotado por empresas de qualquer porte. Mas ficou mais conhecida como uma opção para grandes empresas, isso porque todas que faturam acima de R$ 78 milhões por ano são obrigadas a adotá-la.

O que pode ser excluído do Lalur?

è EXEMPLOS DE EXCLUSÕES AO LUCRO REAL:

RECEITAS NÃO TRIBUTÁVEIS OU ISENTAS: 1) Resultado Credor da Equivalência Patrimonial, art. 389. 2) Lucros e Dividendos recebidos, tributados nas pessoas jurídicas que o distribuíram, art.

Quem está dispensado de entregar SPED Fiscal?

Conforme dispõe a IN RFB nº 2004/2021, só está dispensada da entrega da ECF as pessoas inativas que não tenham exercido atividade durante todo o ano-calendário.

Qual a diferença entre a ECD e a ECF?

Mas afinal, qual é a diferença? A principal diferença é que enquanto a ECD serve para a verificação de dados previdenciários e fiscais, a ECF serve para reunir informações sobre operações que possam influenciar a composição do IRPJ e da CSLL.

O que a ECF substitui?

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped …

O que é ECF é para que serve?

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma declaração acessória cujo objetivo é transmitir informações referentes às operações da Pessoa Jurídica, as quais influenciam nos valores devidos de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Como se calcula o Lalur?

As alíquotas são aplicadas no resultado da seguinte fórmula: Receita (-) Despesas (=) Lucro Real. Essa apuração pode ocorrer trimestralmente, encerrando-se em 31 de março, 30 de junho e 31 de dezembro de cada ano calendário e também pode ocorrer anualmente, encerrando todo último dia de cada ano, em 31 de dezembro.

O que é o Lalur na contabilidade?

LALUR Livro de Apuracao do Lucro Real. Os controles de adições, exclusões e compensações do Lucro Real são efetuados em Livro próprio para isto, chamado "Livro de Apuração do Lucro Real" (LALUR).

O que é DCTF e para que serve?

DCTF é a sigla de Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais. É a partir dessa declaração que a Receita Federal recebe as informações das quais necessita para realizar o lançamento dos tributos a pagar e dos créditos tributários relacionados a cada contribuinte pessoa jurídica.