5 mins read

O que é o média Fill?

Para que serve o média Fill?

Media fill é um teste para simulação das operações assépticas em que o produto é substituído por um meio de cultura e serve para assegurar que os processos utilizados são capazes de produzir produtos estéreis.

O que é média Fill test?

Um teste de enchimento com meio é um teste microbiológico crítico, realizado para avaliar o desempenho de um processo de fabricação asséptico, substituindo o produto farmacêutico ou bebida por um meio de cultura estéril.

O que é um produto estéril?

Como dito anteriormente, um produto somente poderá ser considerado estéril se ele for processado em condições ótimas e se o resultado de uma amostra representativa, submetida ao teste de esterilidade, indicar a ausência de microrganismos viáveis.

O que é Processamento Asseptico?

O processamento asséptico é a manipulação de produtos estéreis, recipientes e/ou dispositivos em ambiente controlado, nos quais o fornecimento de ar, materiais, equipamentos e pessoal são regulados para manter a esterilidade.

O que é um challenge test?

O Challenge Test (Teste de Desafio do Sistema Conservante) é feito para avaliar a eficácia e estabilidade do sistema conservante em um determinado período de tempo. O teste consiste em inocular no produto determinada quantidade de microrganismos específicos (bactérias, leveduras e bolores).

Qual o método de esterilização mais eficaz?

Radiação ionizante: destrói o DNA dos microrganismos ou impede a sua reprodução e a radiação gama é o método mais utilizado, já que tem mais facilidade de penetração no material a ser esterilizado.

O que são fórmulas oficinais?

As fórmulas oficinais são aquelas que podem ser manipuladas a partir do Formulário Nacional ou Formulários Internacionais reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Nesses formulários estão descritas diversas formulações que não necessitam de receita para que a farmácia possa produzi-las.

Qual importância da média Fill na indústria farmacêutica?

Media fill é um teste para simulação das operações assépticas em que o produto é substituído por um meio de cultura e serve para assegurar que os processos utilizados são capazes de produzir produtos estéreis.

O que é um produto asséptico?

Envase asséptico

Uma embalagem asséptica foi esterilizada antes do envase do alimento tratado por UHT (temperatura ultra-alta), resultando em um produto que pode permanecer na prateleira por mais de seis meses.

O que é Drop Challenge?

O exemplo mais recente? O "Drop Challenge" com a música "Partition", de Beyoncé! Se você ainda não sabe do que se trata, a gente explica: o viral nada mais é do que pessoas se abaixando ao ritmo da música "Partition", um dos hits do quinto álbum da cantora, "Beyoncé", lançado em 2013.

Como funciona o Challenge?

O Challenge é uma game em que usuário pode jogar contra a própria máquina, desafiar outros jogadores aleatoriamente ou escolher um amigo para iniciar a disputa. A proposta é customizar as questões de acordo com os objetivos da empresa.

Quais os 4 tipos de esterilização?

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:

  • Flambagem;
  • Incineração;
  • Raios infravermelhos;
  • Estufas de ar quente.

Quais os 3 tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Qual a diferença entre fórmula magistral e oficinal?

Os medicamentos manipulados podem ser classificados como Fórmulas Magistrais (quando são preparados segundo uma receita médica que especifica o doente a quem o medicamento se destina), ou Preparados Oficinais (quando o medicamento é preparado segundo indicações compendiais, de uma Farmacopeia ou Formulário).

O que significa QSP na Receita?

Quantidade Suficiente Para, é a abreviação usada para dizer que uma formulação ou insumo é suficiente para completar a receita. Note a indicação de qsp 100g. Isto indica que o TOTAL da fórmula terá 100g e a base é quem vai completá-la.

O que é PMB na indústria farmacêutica?

Para a obtenção dos dados de vendas a ferramenta utilizada é o PMB (Pharmaceutical Market Brazil), desenvolvido pela empresa IMS Health, uma referência internacional em inteligência de mercado farmacêutico e de saúde, utilizada pelas maiores indústrias farmacêuticas no mundo.

Qual a diferença entre antissepsia e asséptica?

Qual a diferença entre assepsia e antissepsia? A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva.

Qual a diferença de séptico e asséptico?

Sepsis, uma infecção sistémica. Asséptico, designação dada aos processos destinados a evitar a contaminação por microorganismos; Tanque séptico ou fossa séptica, uma tecnologia destinada ao tratamento in situ de efluentes orgânicos.