6 mins read

O que é o método construtivista?

O que é o construtivismo na educação?

O construtivismo é uma visão da aprendizagem baseada no princípio de que o conhecimento não é algo que pode ser simplesmente dado pelo professor na frente da sala aos alunos em suas mesas. Em vez disso, o conhecimento é construído pelos alunos através de um processo ativo e mental de desenvolvimento.

O que diz a teoria construtivista?

A teoria construtivista da aprendizagem reconhece que os indivíduos são agentes activos que se comprometem com a construção do seu próprio conhecimento, integrando a nova informação no seu esquema mental e representando-a de uma maneira significativa.

O que é construtivismo exemplos?

Em um currículo construtivista, por exemplo, os alunos estão ativamente envolvidos em seu aprendizado para alcançar novos entendimentos. Desta forma, o ensino construtivista promove o pensamento crítico e cria alunos ativos e motivados. O aprendizado em todas as áreas envolve inventar e construir novas idéias.

O que é o método construtivista Segundo Emília Ferreiro?

No princípio, o nome construtivismo se aplicava só à teoria de Emilia Ferreiro. Essa teoria priorizou aos educadores a base científica para a formulação de novas propostas pedagógicas de alfabetização sob o prisma da lógica infantil. Em síntese, as crianças não aprendem do jeito que são ensinadas.

Qual objetivo do construtivismo?

A metodologia construtivista entende que a principal função da sala de aula é estimular o aprendizado dos estudantes e incentivar a participação ativa dos mesmos – seja por meio de intervenções ou exposição de suas respectivas opiniões sobre determinado tema.

Qual é a principal característica do construtivismo?

As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)

Qual a proposta do construtivismo?

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).

Qual o objetivo da abordagem construtivista?

A abordagem construtivista-interacionista tem como objetivo principal promover a construção do conhecimento do sujeito com o mundo, fazendo com que todos os alunos entendam as atividades propostas pelo professor (Freire, 1989).

Qual a principal característica do construtivismo?

As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)

Qual o foco do construtivismo?

O construtivismo defende que as crianças da Educação Infantil devem ter contato com a língua escrita. A professora, ao ler para a criança, proporciona que esta perceba a leitura em si e adquira interesse em escrever. Tanto a leitura quanto a escrita devem estar presentes no ambiente alfabetizador (Nunes, 1990).

O que é método construtivista de alfabetização?

O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. Assim, deve ser estimulado a conquistar a sua independência, resolver problemas, elaborar hipóteses e levantar questões.

Qual a diferença do método Montessori para o construtivista?

O que propõe: não é bem uma linha teórica, mas um entendimento de que a criança é protagonista do aprendizado. Assim, busca instigar a curiosidade do aluno para que ele “aprenda a aprender”. Como no método Montessori, a ideia é construir o conhecimento com experiências.

O quê Piaget fala sobre o construtivismo?

O que é o construtivismo? Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.

Qual o melhor conceito de construtivismo?

"Construtivismo, segundo pensamos, é esta forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento – e, por conseqüência, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais."

Quais são as principais características do construtivismo?

As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)

Por que o construtivismo não funciona?

Nem todos os indivíduos conseguem responder a estas demandas. A tragédia do construtivismo consiste no fato de que a aprendizagem social, em um contexto natural e informal é suficiente para aquisição de perícia nos domínios primários, mas não nos domínios secundários.

Qual é o papel do aluno no construtivismo?

Diferente da metodologia de ensino tradicional, a construtivista propõe uma nova visão: o aluno como foco no processo de aprendizagem. Nesta dinâmica, o aluno passa de um estado passivo (receber e assimilar informações), e assume um papel ativo no processo de aprendizado.

Qual o papel do professor no método construtivista?

Neste trabalho, identificamos que, no Construtivismo pedagógico, o papel do professor é secundário, é o de ser um "facilitador da aprendizagem", e que o conteúdo pode ser desvalorizado em prol da "construção de conhecimentos".