3 mins read

O que é o método etnográfico?

O que é o método de pesquisa etnográfico?

A pesquisa etnográfica é uma pesquisa que estuda pessoas a partir de uma análise profunda sobre os comportamentos, as crenças, os costumes e outras características da comunidade. Ou seja: a pesquisa etnográfica estuda os padrões mais previsíveis das percepções e dos comportamento na sua rotina diária das pessoas.

Qual é o objetivo do método etnográfico?

De modo simples, a etnografia pode ser entendida como um método de pesquisa que envolve o estudo de determinada cultura, seus valores e suas crenças, por meio do exercício da observação continuada e descrição detalhada do modo de vida nativo.
Em cache

Quais são os métodos da etnografia?

Assim, há dois tipos de etnografia a ativa, em que a comunidade desejando um estudo sobre sua cultura contata o pesquisador e solicita um estudo sobre a sociedade, ou a passiva em que o estudo etnográfico é realizado pela iniciativa do próprio pesquisador.
Em cache

Quais são os princípios do método etnográfico?

O método etnográfico

Holístico: relativo a um retrato detalhado do povo em estudo; Multifatorial: relativo à condução de uso de técnicas para a coleta de dados; Pesquisa de campo: relativo a onde tudo acontece, ou seja, o local respectivo em que esse povo convive e socializa.

O que é etnografia exemplos?

Etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita).

O que é o método etnográfico e quem o criou?

Segundo Angrosino (2009), o método etnográfico surgiu a partir do convencimento de antropólogos de que as conjecturas infundadas pelos filósofos sociais eram insuficientes para compreender os grupos humanos.

Como é feita a etnografia?

A pesquisa etnográfica é o processo de estudo de um determinado grupo social. É através da coleta de dados e das observações realizadas durante o período de pesquisa que serão definidas as características etnográficas da população.

O que é etnográfica exemplos?

Etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita).

Qual o método mais frequente utilizado na etnografia?

A observação participante é a principal ferramenta de análise etnográfica.

O que é uma pesquisa etnográfica na educação?

A etnografia busca conhecer os fatos em profundidade, de maneira densa, a fim de compreendê-lo enquanto unidade no contexto de suas inter-relações, possuindo assim, amplo interesse na descrição da cultura de um grupo social, enquanto que a preocupação dos estudiosos da educação é com o processo educativo pelo qual …

Qual o foco da pesquisa etnográfica?

A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.

Quais são as principais características da etnografia?

A etnografia explora os fenômenos culturais do ponto de vista do sujeito do estudo. A etnografia também é um tipo de pesquisa social que envolve examinar o comportamento dos participantes em uma determinada situação social e compreender a própria interpretação dos membros do grupo sobre tal comportamento.