5 mins read

O que é o Mova e como funciona?

Como funciona o projeto Mova?

Para garantir a qualidade social do Programa, realiza-se uma formação inicial e formações continuadas dos educadores(as) e coordenadores(as) ao longo do ano. O projeto busca a parcerias de instituições locais para a oferta dos espaços de formação dos(as) educandos(as) e para a realização de atividades socioculturais.
Em cacheSemelhantes

O que significa mova na educação?

Movimentos de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) | Secretaria Municipal de Educação – Secretaria Municipal de Educação.
Em cache

Quem criou o projeto Mova?

O MOVA teve origem na gestão de Paulo Freire como secretário municipal de educação da cidade de São Paulo, durante no governo da petista Luiza Erundina (1989- 1992). Ao assumir a secretaria, Freire encontrou uma enorme demanda por alfabetização e educação básica de jovens e adultos.
Em cache

Quando foi criado o Mova?

O Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA-SP) foi criado em 1989, durante a gestão do Prof. Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação, por iniciativa do próprio Secretário e com ampla participação de educadores, movimentos sociais e militantes da educação popular.

Como se cadastrar no mova?

Os jovens e adultos interessados em estudar no MOVA-SP devem procurar uma entidade conveniada e fazer sua inscrição.

Quais são as 4 etapas do EJA?

Sobre a Educação de Jovens e Adultos

  • Fase I – Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental)
  • Fase II – Corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Regular (séries finais do Ensino Fundamental)
  • Ensino Médio.

Como dar aula no mova?

Os jovens e adultos interessados em estudar no MOVA-SP devem procurar uma entidade conveniada e fazer sua inscrição.

Como montar um mova?

A metodologia do Mova compreende ainda: a definição dos objetivos, o planejamento, partindo da situação atual para alcançar o objetivo desejado, as matrizes curriculares, os temas geradores e subtemas, a seleção dos conteúdos e das atividades, os recursos necessários e as formas de avaliação e a sistematização das …

Como se inscrever no mova?

Os jovens e adultos interessados em estudar no MOVA-SP devem procurar uma entidade conveniada e fazer sua inscrição.

O que foi o Mova SP?

O MOVA é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, o projeto MOVA Bem Querer (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), que oferece aulas da 1° à 5° série do Ensino Fundamental. As informações poderão ser obtidas junto às Diretorias Regionais de Educação da Secretaria Municipal de Educação.

Tem como fazer o EJA de manhã?

Pessoas com deficiência (PCDs) podem se matricular em qualquer escola que ofereça EJA. As unidades dos CIEJAs e MOVA/SP, inclusive, oferecem turmas no período da manhã, tarde e noite, o que pode facilitar a frequência.

Quanto tempo demora para concluir o ensino médio no EJA?

Um dos benefícios da EJA é a flexibilidade de tempo. O curso é mais rápido do que o ensino regular. O ensino fundamental inteiro pode ser concluído em dois anos, enquanto o ensino médio leva um ano e meio.

Qual a idade mínima para fazer o EJA?

15 anos

O CNE relembra as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos, em que a idade inicial para matrícula nos cursos de EJA é a partir de 15 anos para o ensino fundamental e a partir de 18 anos para o ensino médio, em consonância com a disposição da LDB, que aponta essas mesmas idades mínimas para a …

O que precisa para ser professor do EJA?

  1. A inscrição deverá ser realizada pessoalmente pelo interessado, em um único Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA.
  2. O candidato será informado no ato da inscrição, sobre o local de prova, as vagas existentes ou composição de banco de reserva para vagas que surgirem no decorrer do ano letivo de 2021.

Porque o Mobral foi extinto?

Críticos apontavam que a fundação apresentava taxas de evasão e de regressão ao analfabetismo muito altas. Além disso, os métodos de ensino eram gritantemente inadequados, além de em alguns casos, obsoletos.

É fácil passar no EJA?

Depende. Ele pode ser uma opção viável para quem não tem pressa de receber o certificado do segundo grau. Porém, muitos alunos têm grande dificuldade em relação às metodologias de ensino tradicionais.

Qual é o preço do EJA?

R$ 85* MENSAIS.

Quem faz EJA pode entrar na faculdade?

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.