3 mins read

O que é o NIC 3?

O que é câncer NIC 3?

Sobre a Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC)

As NICs são lesões precursoras do câncer de colo uterino, terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (ficando atrás do câncer de mama e do colorretal), e é a quarta causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.
Em cache

Qual o tratamento para o NIC 3?

Todas as pacientes com lesoes NIC 2 e NIC 3 devem ser tratadas com crioterapia ou CAF.

Qual as chances de NIC 3 virar câncer?

Na ausência de tratamento, o tempo mediano entre a detecção de uma displasia leve (HPV, NIC I) e o desenvolvimento de carcinoma in situ é de 58 meses, enquanto para as displasias moderadas (NIC II) esse tempo é de 38 meses e, nas displasias graves (NIC III), de 12 meses.

O que significa lesão de alto grau NIC 3?

Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal. A coilocitose, alteração que sugere a infecção pelo HPV, pode estar presente ou não.
Em cache

Qual a chance de cura do NIC 3?

A NIC III é a real lesão precursora do câncer e requer sempre tratamento, por excisão. As taxas de cura são altas, com baixo risco de recidiva.

Quem tem NIC 3 tem câncer?

Se o seu médico descobriu uma NIC III no seu útero – também chamada de carcinoma in situ -, não se desespere! Nem sempre esse tipo de lesão evolui para um câncer. Mesmo assim, tenha cuidado. Todas as lesões desse tipo devem ser tratadas assim que forem descobertas.

É possível se curar do NIC 3?

A passagem do NIC I para o NIC III pode durar anos, de forma que a ida ao ginecologista anualmente certamente você pegará essa transformação e poderá tratar e curar a tempo de uma doença invasiva.

Quem tem NIC 3 precisa tirar o útero?

As lesões ditas de alto grau, NIC 2 e NIC 3, são precursoras do câncer de colo do útero. Após este diagnóstico, é indicado de avaliação do colo uterino com exame de colposcopia e biópsia. Posteriormente, se define a necessidade de tratamento cirúrgico.

Quem tem NIC 3 tem HPV?

É possível ter NIC 2 ou NIC 3 e não ter HPV? Não, NIC 2 / NIC 3 são as chamadas lesões de alto grau e são 100% das vezes relacionadas à presença do vírus. O que pode ocorrer em alguns casos é a mulher apresentar uma lesão e ter uma pesquisa de HPV negativa.

Quem tem o NIC 3 como é feita a cirurgia?

Conização – você recebe uma anestesia local na vagina e com a ajuda de um bisturi, o médico retira um pedaço em forma de cone do útero. O procedimento é simples e assim que terminar a cirurgia, você já pode ir para casa.

Quanto tempo dura o tratamento do NIC 3?

O tempo médio estimado da duração das LIE-AG é 12,5 anos. A fase com menor tempo de duração é NIC 2, ou seja, quando estas lesões não regridem, evoluem num pequeno intervalo, de em média 2,2 anos, para NIC 3 (displasia grave).

Quais as chances de cura de NIC 3?

A NIC III é a real lesão precursora do câncer e requer sempre tratamento, por excisão. As taxas de cura são altas, com baixo risco de recidiva.