4 mins read

O que é o oposto de honestidade?

O que pode substituir a palavra honestidade?

Alguns sinônimos de honestidade são: honradez, decoro, probidade, compostura, decência, pudor e dignidade.
Em cacheSemelhantes

Qual é o contrário de humildade?

O contrário de humilde é: Contrário de modesto: 1 convencido, arrogante, metido, petulante, pedante, presunçoso, presumido, pretensioso, afetado, imodesto, orgulhoso, altivo, soberbo, esnobe, snob, enfatuado.

O que é o oposto de justo?

1 injusto, parcial, faccioso, iníquo, autoritário, arbitrário, despótico, abusivo.

Qual é o antônimo das palavras?

Os antônimos correspondem a relação de duas palavras ou mais que apresentam significados opostos. O termo originado do grego se refere a junção das palavras “anti”, que quer dizer contrário e "onymia" diz respeito a nome.

O que é o que é honestidade?

Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar,não enganar. Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra.

O que é o valor da honestidade?

A honestidade é considerada um valor importante para as pessoas. Ela é muito fácil de praticar e vai lhe fazer feliz, bem-sucedido(a) e realizado(a). A honestidade derruba o engano e a mentira. E os psicólogos afirmam que ela pode ser um dos valores que ajuda as pessoas a terem uma vida plena e gratificante.

O que é o oposto de vaidade?

O que é Modéstia:

A modéstia é considerada uma qualidade positiva, por estar de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos pela sociedade. Um indivíduo que pratica a modéstia é chamado de modesto, sendo caracterizado pelo seu modo de ser simples, despretensioso e humilde.

Qual o inverso de orgulho?

O contrário de orgulho é: Contrário de vaidade: 1 despretensão, desafetação, despresunção, descontração, naturalidade, simplicidade, singeleza, modéstia, humildade.

O que é o oposto de liberdade?

O conceito de determinismo, muitas vezes, é compreendido como oposto à liberdade.

Qual é o oposto de mais?

A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”.

Qual é o oposto da palavra feliz?

1 triste, infeliz, desanimado, deprimido, tristonho, descontente, desgostoso, desconsolado, insatisfeito, choroso, macambúzio, melancólico, inconsolável, lamentoso, lastimoso, taciturno, sorumbático, aborrecido, malcontente, mofino, desalegre, injucundo, merencório.

Qual é o oposto de escuro?

3 claro, iluminado, luminoso, alumiado, aclarado, luzente, luzidio, brilhante, resplandecente, reluzente, cintilante. Contrário de nublado: 4 aberto, limpo, desanuviado, desnublado, destapado, límpido.

O que é ser uma pessoa desonesta?

adjetivo Que não possui nem demonstra honestidade; que tem a intenção de ludibriar (enganar); insincero ou enganador. Desprovido de decência; sem honra; falta de decoro. Que não demonstra honestidade no tratamento daquilo que não lhe pertence; traiçoeiro e desleal.

Como saber se a pessoa é honesta?

Uma pessoa honesta é aquela que age de acordo com a verdade, não mente, engana ou manipula informações para obter vantagens pessoais. Ela é sincera em suas palavras e ações, respeitando a confiança e a integridade dos outros.

Quais as consequências da falta de honestidade?

Em casos extremos, a falta de honestidade inclusive ultrapassa os valores legais e fazem o ser humano cometer crimes baseado na mentira.

Quais são as consequências da desonestidade?

Os comportamentos desonestos afetam a sociedade em diversos níveis, desde a violação de regras inter- nas no local de trabalho (e.g. declarar despesas excessivas de viagens) ou violação de deveres fiscais (e.g. a evasão fiscal e o não pagamento de multas), até ações fraudulentas com consequências mais sistêmicas (e.g. …

Qual é o contrário de orgulho?

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia.

Qual é o oposto da inveja?

1 desapego, desinteresse, indiferença, desprendimento, abnegação, altruísmo, desapegamento, desafeição, desprezo, desamor, despego. Contrário de ganância: 2 desambição, renúncia, generosidade, magnanimidade, caridade, humanitarismo, largueza, dadivosidade.