4 mins read

O que é o osso fêmur?

O que pode acontecer quando se quebra o fêmur?

De acordo com ele, romper o fêmur — osso da coxa que se articula com o quadril e os ossos da canela — é a situação que mais pode gerar prejuízos. “Ao quebrar o fêmur a pessoa precisa ficar sem pisar o pé no chão, com isso, pode perder a capacidade de marcha para sempre”, alerta.

O que tem dentro do osso fêmur?

O fêmur consiste da diáfise, da epífise proximal que se prolonga, através de um pescoço, até uma cabeça (esférica) – que o articula com o osso do quadril ou osso coxal – e da epífise distal que se divide em dois côndilos, que se ligam à tíbia e à patela. Uma pessoa de 1,80 m tem um fêmur de aproximadamente 50 cm.

Quando quebra o fêmur tem que fazer cirurgia?

A grande maioria dos pacientes idosos com fraturas de fêmur têm que ser tratados cirurgicamente. Pouquíssimos casos em que a fratura é incompleta, ou fora de áreas de carga, ou naqueles pacientes que já estão numa condição clínica muito grave não terão indicação de cirurgia.

Onde fica o fêmur da perna?

O fêmur é o maior, mais volumoso e mais forte osso do nosso corpo. Ele fica localizado na região da coxa, ligando-se ao joelho na extremidade inferior e à pelve na extremidade superior.

Quem opera o fêmur volta a andar?

Proporcionalmente, o fêmur é o osso mais longo presente no corpo de uma pessoa. Ele tem grande participação na sustentação de peso. Por isso, ter essa estrutura fraturada pode reduzir muito a qualidade de vida até que ela se recupere. Geralmente, após a cirurgia, o paciente leva meses para voltar a andar.

Quanto tempo leva para curar uma fratura de fêmur?

Em geral, leva entre 4 e 6 meses para um fêmur fraturado curar. Durante a recuperação, as atividades devem ser adaptadas, mas raramente é necessário um descanso completo. Gelo também pode ser aconselhado e perna levantada em repouso para ajudar com desconforto e inflamação.

Qual o tempo de recuperação de fratura no fêmur?

O tempo de cicatrização varia de acordo com a idade e a saúde geral. Crianças e pessoas em melhor estado geral recuperam mais rapidamente. Em geral, leva entre 4 e 6 meses para um fêmur fraturado curar. Durante a recuperação, as atividades devem ser adaptadas, mas raramente é necessário um descanso completo.

Como fica a perna depois da cirurgia do fêmur?

inchaço ou hematoma na perna; a perna quebrada pode ficar mais curta que a outra; além disso, o quadro é de muita dor ao tentar manter o pé alinhado – e não virado para fora, tipo “pé de palhaço”.

Quanto tempo leva para voltar a andar depois do fêmur quebrado?

Descanso e Recuperação

Em geral, leva entre 4 e 6 meses para um fêmur fraturado curar. Durante a recuperação, as atividades devem ser adaptadas, mas raramente é necessário um descanso completo.

Quanto tempo no hospital depois da cirurgia do fêmur?

A reabilitação após uma cirurgia de fêmur tem tempo médico de 180 dias variando de acordo com o tipo de prótese utilizada e condições clínicas do paciente.

Quanto tempo depois de operar o fêmur pode andar?

Quanto tempo para andar após cirurgia de fêmur? Na grande maioria dos casos, os pacientes andam com auxílio de andador ou muletas no dia seguinte da cirurgia, salvo pacientes com fraturas complexas, que devem permanecer 3 a 4 semanas sem andar após a cirurgia.

Qual é o risco de uma cirurgia no fêmur?

Risco de infecção hospitalar

Paciente idoso que precisa se submeter a uma internação por causa de uma fratura pode contrair infecção hospitalar com mais facilidade. Isso ocorre devido à dificuldade de poder usar antibióticos em tecido ósseo e à necessidade de repetidas intervenções, como a retirada da prótese.