5 mins read

O que é o Papa Legbá?

Quem é Legbá?

Legba/Légua, gênio do espaço celeste (gboji) imensurável (gla), por ser o dono dos caminhos dos céus e da terra, ou seja, entre os voduns e entre esses e os humanos, o que justifica a crença de que ele, ao mesmo tempo, possui as chaves dos céus e, na terra, é o dono superior das encruzilhadas (Fon: tobotoboji).
Em cache

O que é o Exu Bara?

Segundo a terminologia nagô, Exu é Elegbara (a força do princípio universal dinâmico do mundo) e Bará (a força singular-universal que anima cada corpo). Ele fala com a voz e com o corpo ao mesmo tempo. Por ser puro movimento, Exu dança. Não basta dizer que ele se expressa pelo corpo.

O que significa a palavra voduns?

O Vodum era a religião de muitos dos escravos que foram levados para o Brasil até o século XIX e é um ancestral direto do Candomblé do Brasil, especialmente o chamado Candomblé Jeje, que tem grande referência na cultura Fon.

Qual é o Exu mais forte da Umbanda?

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri – serventia direta de Ogum.

Qual animal representa Bara?

Bará, a aranha pertence à Oxum.

O que é ser uma Yalaxe?

3. Iyalaxé: Mãe do Axé, a que distribui o Axé.

Para que serve o boneco vodu?

Conhecida como "Vodou" no Haiti, a religião também serviu como uma forma de resistência contra o império colonial francês. E, ao contrário de muitas representações tradicionais sobre magia e rituais, os estudiosos mostraram como o Vodu atua como uma forma de sistema de saúde, fornecendo cura religiosa.

O que é Exu na Igreja Católica?

Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio.

Por que o Exu vem de joelhos?

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Por que Exu bebe sangue?

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

O que pedir a Bara?

Têm que pedir. Mas pedir com Fé, pois o homem deve ter Fé. Seja a religião que for o homem necessita de uma força superior, algo além dele próprio. Agindo desta forma, o orixá Bará nos dará o retorno, porque as forças superiores agem com a energia da nossa Fé.

Qual o valor do salário de um pai de santo?

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

Qual o cargo mais alto no candomblé?

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. Iaquequerê (mulher): mãe-pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.

Qual o Deus do vodu?

2 A origem do Vodu

Os servidores das divindades são os hounsi (em Fon: hû, divindade em si, esposa); o sacerdote é o houngan, o “senhor do Deus”.

Quem pratica vodu?

Quem conduz o ritual é um líder homem (hougan) ou uma líder mulher (mambo). Na cerimônia, os participantes entram em transe e incorporam os loas (existem os bons e maus) e, além disso, comem animais sacrificados.

O que é Pomba Gira para os católicos?

Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas". Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Qual é o Deus da religião Umbanda?

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Por que Exu da gargalhada?

Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.