6 mins read

O que é o pensamento estoico?

O que é um pensamento estoico?

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza – o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
Em cache

O que a Bíblia diz sobre o estoicismo?

Fora as partes já mencionadas em At 17, pouco a Bíblia fala diretamente acerca do estoicismo. Contudo, era uma filosofia pervasiva no mundo do Novo Testamento. Os fariseus praticamente assimilaram, traduziram e adaptaram o estoicismo para sua doutrina. Sua concepção de Torá passa a ser congruente com Logos e Physis.

Quais são as principais características do estoicismo?

O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com as leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Em cacheSemelhantes

O que é Deus para os estoicos?

Deus é Hylezoísta, ou seja, ele é a vida e a matéria do universo se manifestando. Uma vida e uma matéria eternamente em movimento. Por isso dizemos que ele é o sopro divino, que anima tudo. Deus é a razão, o logos, a ordem de todas as coisas na natureza, ele é o destino e a necessidade suprema.

O que é ser estoico hoje?

O QUE É SER ESTÓICO E QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS? A palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor.

O que é ser uma pessoa estoica?

Significado de Estóico

Algo ou alguém que demonstra resignação diante de alguma situação trágica ou à frente de um grande sofrimento. Diz-se de um indivíduo firme, senhor de si mesmo; inabalável, impassível, austero: ter um comportamento estóico na desgraça. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico: estoico.

Quem são os estoicos?

A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer. Isso por essas circunstâncias serem infundadas e irracionais.

Quais são as 4 virtudes do estoicismo?

No estoicismo, defende-se a ideia das quatro virtudes cardinais como um roteiro para uma vida virtuosa: coragem, temperança, justiça e sabedoria.

O que é ser uma pessoa estóica?

O objetivo dos estoicos não era outro que alcançar a felicidade ou a autorrealização, um conceito que eles chamavam de eudaimonia. Isso pode ser alcançado através da virtude moral (ou areté) e da serenidade (ou ataraxia). A virtude nos estoicos tem a ver com a excelência e com o alcance do potencial destinado.

Qual o problema do estoicismo?

Mais Religião do que Filosofia

Na verdade, o estoicismo é mais uma religião, e é aqui que reside o seu principal problema. Porque, de uma forma simples, o estoicismo nunca esteve preocupado em estudar e compreender a realidade, a existência, ou sequer as morais.

Como ter uma vida estoica?

Para os estoicos, então, viver pela virtude é colocar algumas delas em prática, como a sabedoria, justiça, coragem e autodisciplina ou temperança. É vivendo dessa maneira que se alcança uma boa e digna vida. Não importam seus bens materiais ou títulos e status, pelo contrário, algumas riquezas podem ser opressivas.

Como usar o estoicismo na vida?

Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:

Conhecer a si mesmo. Controlar a ansiedade. Lidar com a insegurança.

Como aplicar o estoicismo no dia a dia?

Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:

Conhecer a si mesmo. Controlar a ansiedade. Lidar com a insegurança.

Como levar uma vida estoica?

Para os estoicos, então, viver pela virtude é colocar algumas delas em prática, como a sabedoria, justiça, coragem e autodisciplina ou temperança. É vivendo dessa maneira que se alcança uma boa e digna vida. Não importam seus bens materiais ou títulos e status, pelo contrário, algumas riquezas podem ser opressivas.

O que é uma vida estóica?

Para os estoicos, o homem precisa evitar excessos e buscar o autocontrole diante dos desejos. Aquele que segue este modelo de disciplina está sempre em movimento, e com apetite por mais movimento, preparado para enfrentar as incertezas com tranquilidade.

Como o estoicismo nos ensina a viver?

O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar.

O que é estoicismo nos dias atuais?

O Estoicismo é uma escola de filosofia fundada na Grécia Antiga. Esta filosofia busca ter uma boa vida focando apenas no que é possível controlar, deixando de sofrer por aquilo que não está no controle humano, afirma o filósofo Massimo Pigliucci no livro A Handbook for New Stoics.

Como saber se sou estóico?

Pense antes de falar e reagir com as emoções à flor da pele.

Só pense antes de falar em qualquer situação — se você quer seguir o Estoicismo ou se prefere agir como o dicionário define o termo. Por exemplo: se alguém o ofender, não xingue a pessoa de volta só de raiva.