2 mins read

O que é o portal Geledes?

Como acontece o ritual Gelede?

Gèlède é um festival anual que celebra a sabedoria das mães anciãs e mulheres entre os yorubas. O festival inclui máscara (ou adorno de cabeça, uma vez que não cobrem o rosto) usado pelos homens que vestidos como mulheres mascaradas para acalmar as mulheres mais velha da tribo.

O que é a função das máscaras no ritual Gelede?

Gélédéé – sociedade secreta feminina dos povos de língua Yorubá. As máscaras eram e ainda são usadas por homens durante rituais de dança para abordar temas da vida cotidiana. Muitas são encimadas por adornos.

O que as máscaras de Gelede têm em comum?

Máscara Geledé

Habitualmente, são consideradas máscaras apenas objetos faciais e os adornos de cabeça esculpidos, sem levar em conta o traje que os acompanha.

Qual é o nome da máscara de madeira da sociedade Gelede?

Na Nigéria e no Benim as máscaras de madeira denominadas gueledé e as estatuetas de liga de cobre edan são insígnias de duas importantes instituições tradicionais dos iorubás: a associação Gueledé e a associação Ogboni, respectivamente.

Quem criou a máscara de jade?

Arqueólogos encontraram pequenos objetos de jade na boca de falecidos. Mas o auge da arte em jade mesoamericana foi alcançado pelos Maias. Para vencer a dureza do material, eles usaram água e ferramentas abrasivas como ossos e pedras pontiagudas, produzindo assim colares, máscaras fúnebres, pingentes e estátuas.

Quais são as características mais marcantes da máscara de Gelede?

As formas amplas, redondas, que geralmente caracterizam as máscaras Gęlędę , aqui são angulosas, rígidas, sobretudo o nariz pontudo, a mandíbula protuberante… (…) O resultado é uma representação cômica de um forasteiro, conforme visto por olhos iorubás.