2 mins read

O que é o processo de nitretação?

Como ocorre o processo de nitretação?

A técnica para a obtenção conduzida no processo de nitretação é obtida por meio da interseção combinada de nitrogênio, metal e calor. Uma vez submetido ao calor intenso, o nitrogênio se liga ao metal do aço. Quando o processo de nitretação é conduzido de maneira eficaz, o resultado obtido é uma liga muito rígida.
Em cache

Qual é o objetivo da nitretação?

O objetivo da nitretação é realizar a formação de nitretos em uma camada do material, onde esta será muito resistente e dura, mas não ocorre a transformação de fase.
Em cache

Quais as etapas da nitretação?

Etapas do processo de Nitretação

O processo de nitretação geralmente envolve as seguintes etapas: Preparação do material: Limpeza e remoção de contaminantes da superfície. Pré-tratamento: Remoção de camadas de óxido através de tratamento térmico ou processos químicos.
Em cache

O que é o processo de Nitratação?

Nitratação → os nitratos formados pelas bactérias nitrosas são liberados no solo e oxidados por outras bactérias quimiossintéticas chamadas nítricas (do gênero Nitrobacter).

Quais as vantagens da nitretação?

A nitretação é um tipo de tratamento térmico que difunde o nitrogênio na superfície de um metal para endurecê-la. A vantagem desse processo é que possui redução de distorção em comparação com a cementação. Esse tratamento térmico ainda fornece uma alta resistência superficial e núcleo dúctil.

Qual a dureza da nitretação?

Com a nitretação, a dureza pode chegar a 1400HV. O processo se dá por meio de três tecnologias básicas: forno de nitretação líquida, fornos de atmosfera gasosa e plasma. Cada processo possui suas vantagens e desvantagens.

Qual a profundidade da nitretação?

A nitrificação pode ser realizada por métodos de banho de gás ou sal. A temperatura adequada para o trabalho é de 500ºC a 530°C, e sua duração varia de quarenta a noventa horas. A esta temperatura, o amoníaco (NH3) é decomposto e o nitrogênio na camada superficial da peça atinge uma profundidade de 0,15 mm até 0,80 mm.

Qual a principal diferença entre nitretação e cementação?

O processo de cementação, ao mesmo tempo em que apresenta a maior profundidade endurecida e a maior dureza superficial, apresenta também a maior deformação e o maior custo. O processo de nitretação líquida, por outro lado, apresenta o menor custo e a menor deformação, porém a menor profundidade endurecida.