4 mins read

O que é o processo de trefilação?

O que é e para que serve a trefilação?

A finalidade do processo de trefilação é a obtenção de fios de dimensões, acabamento superficial e propriedades mecânicas controladas. Como ocorre a trefilação? A trefilação ocorre pelo pelo racionamento de uma barra , fio ou tubo através de uma matriz com perfil semelhante ao mostrado na Figura 1.
Em cache

Como é feito a trefilação?

O processo de trefilação consiste em puxar o metal através de uma matriz, por meio de uma força de tração a ele aplicada na saída da matriz. A maior parte do escoamento plástico é causada por esforços de compressão resultantes da reação do metal com a matriz.
Em cache

Qual o objetivo do processo de trefilação?

Portanto, o processo de trefilação é um trabalho de deformação mecânica realizada a frio, isto é, a uma temperatura de trabalho abaixo da temperatura de recristalização. Tem o objetivo de obter fios, barras ou tubos de diâmetros menores e com propriedades mecânicas controladas.
Em cache

Quais são os tipos de trefilação?

Trefilação úmida: as fieiras e o fio ficam completamente imersos no lubrificante. Trefilação seca: o fio ou barra passa entre um reservatório de lubrificante em pó normalmente à base de cálcio ou sódio que é arrastado pelo fio ou barra para dentro da fieira, promovendo sua lubrificação durante a trefilação.

Quais são as vantagens do processo de trefilação?

Vantagens:

  • O material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo;
  • A precisão dimensional obtenível é maior do que em qualquer outro processo exceto a laminação a frio, que não é aplicável às bitolas comuns de arames;
  • A superfície produzida é uniformemente limpa e polida;

Quais produtos podem ser obtidos do processo de trefilação?

Hoje em dia é possível aferir que a capacidade de aplicações do processo de trefilação é bastante amplo. Sendo assim esse processo pode ser usado para a produção de fios elétricos, produção de cabos, fabricação de cordas para instrumentos musicais, clipes de papel e também de aro para rodas de bicicletas.

Onde é usada a trefilação?

A trefilação é um processo industrial usado na fabricação de materiais de metal, como barras, arames e tubos.

O que é trefilação de metais?

O que é: a trefilação é uma operação em que a matéria-prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força trativa aplicada do lado de saída da matriz.

O que é um produto trefilado?

Os materiais trefilados são elementos que passam por um processo mecânico para adquirir dimensões precisas. É o processo de trefilação, portanto, que resulta na obtenção de fios de dimensão reduzida a partir dos aços trefilados e também no controle de acabamento superficial e dos aspectos técnicos desses materiais.

Quais as principais vantagens do processo de trefilação?

Vantagens:

  • O material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo;
  • A precisão dimensional obtenível é maior do que em qualquer outro processo exceto a laminação a frio, que não é aplicável às bitolas comuns de arames;
  • A superfície produzida é uniformemente limpa e polida;

São materiais produzidos pela trefilação?

A trefilação, que também pode ser chamada de trefilagem, é como denominamos o processo de produção de arames, tubos e também de barras finas de metal. A trefilação é um procedimento industrial que proporciona uma significativa redução da seção da largura e assim o consequente aumento no comprimento do material.

Quais as características vantagens e desvantagens da trefilação?

Esse processo tem como vantagem um melhor controle dimensional e geométrico do tubo extrudado. Nos dois processos, a desvantagem refere-se à limitação do comprimento do tubo restrito pela possibilidade de flambagem do punção, ou do mandril.