5 mins read

O que é o processo transverso?

Para que serve processo transverso?

Os processos transversos de uma vértebra são dois processos (um na esquerda e outro na direita) presentes na vértebras. Eles servem como ponto de ligação de músculos e ligamentos. Uma vértebra cervical. (Processo transverso assinalado na região superior direita.)

O que é fratura de processo transverso?

As fraturas isoladas do processo transverso são consideradas lesões menores. Em geral, são causadas por trauma direto ou avulsão resultante da contração muscular. Radiografias simples são pouco sensíveis para a detecção dessas fraturas, portanto a verdadeira frequência dessas fraturas pode ser subestimada.
Em cache

Quais vértebras tem processo transverso?

Vértebras Torácicas

Fixam as costelas através das fóveas costais, localizadas lateralmente no corpo da vértebra e nos processos transversos.
Em cache

Como palpar o processo transverso?

Técnica: Paciente sentado, terapeuta em pé atrás do paciente, deverá posicionar dois dedos transversos ao lado do processo espinhoso correspondente. Ao aprofundar a palpação irá perceber um contato ósseo, que assemelha-se a pequeno “nódulo”, que corresponderá a articulação do processo articular desejada.

Onde está localizado o forame transverso?

O forame transverso (FT) (do latim foramen transversarium) é um orifício que se localiza na base dos processos transversos, ao lado do corpo das vértebras da coluna cervical (C1-C7) (JAÉN E., 1975).

O que é o processo articular?

Os processos articulares são duas projeções em direção supe- rior e inferior, no ponto da junção do pedículo com a lâmina, destinadas à articulação das vértebras entre si. As características regionais permitem diferenciação das vér- tebras de cada região da coluna vertebral.

Onde fica o forame do processo transverso?

O forame transverso (FT) (do latim foramen transversarium) é um orifício que se localiza na base dos processos transversos, ao lado do corpo das vértebras da coluna cervical (C1-C7) (JAÉN E., 1975).

Qual nervo passa no forame transverso?

Forame intervertebral

Trata-se de espécie de “túnel”, por onde passa o nervo espinal. Existem dois forames intervertebrais entre cada par de vértebras, sendo um de cada lado.

Qual a vértebra mais importante?

Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral.

Onde se encontra o forame do processo transverso?

No Atlas, o FT está localizado ao lado das massas laterais e apresenta um formato elipsoide e oblíquo, além de ser considerado o maior da coluna cervical. Por outro lado, no Áxis, o FT se encontra no ângulo póstero inferior da faceta articular superior e anterior à faceta articular inferior da mesma vértebra.

Onde fica a C4 e C5 na coluna?

Na parte alta, encontramos a coluna cervical (pescoço) e suas sete vértebras: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2) e, assim, sucessivamente: C3, C4, C5, C6 e C7.

Qual artéria passa pelo forame transverso?

artéria vertebral

A artéria vertebral em seu trajeto ascendente, a partir da região superior do tórax, penetra os forames transversos das vértebras cervicais inicialmente em C6 (não passando por dentro do forame de C7) 92,5% das vezes.

Quais os 4 tipos de articulação?

  • Articulações sinoviais.
  • Articulações fibrosas.
  • Articulações cartilaginosas.

Quais são os três tipos de articulações?

De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

Onde se localiza o forame transverso?

O forame transverso (FT) (do latim foramen transversarium) é um orifício que se localiza na base dos processos transversos, ao lado do corpo das vértebras da coluna cervical (C1-C7) (JAÉN E., 1975).

Qual é a função do forame?

Forâmen ou forame (do latim foramen,ĭnis: 'abertura, saída, porta'), em anatomia, é qualquer abertura para passagem de músculos, vasos, artérias, veias e outras estruturas, através de ossos ou entre ligamentos, permitindo a conexão de uma parte do corpo a outra.

Qual vértebra deixa paraplégico?

Lesões na coluna cervical um pouco acima da sexta vértebra deixam o indivíduo tetraplégico e acima de C4 interrompem o controle da respiração e ele para de respirar instantaneamente.

Qual vértebra tem um dente?

O áxis é a segunda vértebra cervical e é atípica por possuir um Processo odontóide ("dente"), que articula-se com o atlas.