3 mins read

O que é o Programa de Enriquecimento Instrumental?

O que é o método PEI?

O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.

Quais os benefícios do PEI?

As vantagens de ter um PEI

Com o PEI, a forma de ensino é com planejamento e acompanhando o desenvolvimento da criança. Isso funciona por meio de algumas áreas de habilidades que são acadêmicas, sociais, motoras (atividade física), recreação, profissionais e do dia a dia.

Qual a metodologia usada na PEI?

“O PEI, como planejamento pedagógico, pressupõe a definição dos conteúdos, recursos, estratégias metodológicas e prazos, traçados a partir dos objetivos educacionais gerais, tendo em vista as necessidades educacionais especiais apresentadas pelo aluno.” (BRITO e BASSI, 2019).

Quantas etapas tem o PEI?

Para fazer um Plano de Ensino Individualizado é importante você conhecer os 4 domínios envolvidos na etapa de avaliação do PEI. O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.

Quais são as 5 premissas do PEI?

As premissas do Programa de Ensino Integral: Protagonismo, Formação Continuada, Corresponsabilidade, Excelência em Gestão e Replicabilidade devem ser articuladas ao modelo de gestão. Como é evidenciada a construção desse Modelo de Ensino?

Quem faz o PEI do aluno?

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.

Quais são os 4 pilares do PEI?

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Quais são os 4 princípios da PEI?

Os princípios norteadores do Programa são: Os Quatro Pilares da Educação, a Educação Interdimensional, o Protagonismo Juvenil e a Pedagogia da Presença que perpassam todas as ações desenvolvidas pelos educadores, com atividades interdisciplinares, espaços de efetiva participação.

O que não pode faltar no PEI?

Sua história, seus gostos pessoais e conhecimentos já adquiridos, além de saber o que sente mais dificuldade e ainda precisa aprender. É preciso ficar atento e identificar como o aluno desempenha sua comunicação oral, leitura e escrita, raciocínio lógico-matemático e conhecimentos em informática e tecnologia.

Quais são as fases do PEI?

Para fazer um Plano de Ensino Individualizado é importante você conhecer os 4 domínios envolvidos na etapa de avaliação do PEI. O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.

Quais são as cinco premissas da PEI?

Premissas:

  • Formação Continuada;
  • Corresponsabilidade;
  • Protagonismo;
  • Excelência em Gestão;
  • Replicabilidade.