7 mins read

O que é o Programa saúde com agente?

Quais são os objetivos do Programa saúde com a gente?

A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.
Em cache

Qual o conceito do Programa de agente comunitário de saúde?

O que é? Estratégia que proporciona à população o acesso e a universalização do atendimento à saúde, desenvolvendo ações e relações de vínculo com a comunidade, garantindo a continuidade e acompanhamento de ações de saúde e do cuidado.

Quanto tempo dura o curso saúde com agente?

São eles: Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os cursos tiveram início em 23 de agosto e têm duração de 10 meses.

Quais são os benefícios de um agente comunitário de saúde?

Benefícios adicionais: Além do salário, podem ser concedidos benefícios como vale-transporte, vale-alimentação, assistência médica, auxílio-creche, entre outros, dependendo das políticas municipais e acordos coletivos.

Quantas visitas o Agente Comunitário de Saúde tem que fazer por dia?

Frequência, periodicidade e planejamento das visitas domiciliares. A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e deve ser realizada com frequência média de uma visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência 9.

Qual a importância de um programa de saúde?

Um programa de saúde é um conjunto de ações implementadas por um governo com o objetivo de melhorar as condições de saúde da população. Assim, as autoridades promovem campanhas de prevenção e garantem o aceso democrático e em massa às unidades de saúde.

Por que foi criado o Programa de Agentes Comunitários de Saúde?

Os Agentes Comunitários de Saúde fazem parte da Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde. O surgimento desses profissionais ocorreu no ano de 1987, no Nordeste, no sertão do Ceará, onde o objetivo era a montagem de um plano emergencial para a seca.

Qual o principal objetivo do Programa Saúde da Família?

O PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua, por meio de atendimentos prestados na unidade básica de saúde, no domicílio ou através da mobilização da comunidade.

Quem pode fazer o curso saúde com agente?

Estão aptos a aderir ao programa o Distrito Federal, os estados e os municípios que possuam, em seu quadro de profissionais, ACS, ACE, e/ou agentes que desempenhem essas atividades, mas com outras denominações. A adesão deve ser feita pelo e-Gestor AB por gestores locais ou secretarias de saúde.

Precisa de faculdade para ser agente de saúde?

Educação e Formação: O primeiro passo para se tornar um agente de saúde é obter a educação adequada. Normalmente, é necessário ter o ensino médio completo ou equivalente. Algumas regiões podem exigir formação específica em cursos técnicos ou de nível médio na área de saúde ou serviço social.

Quantos anos aposenta um agente comunitário de saúde?

Regra de transição (art. 21 da EC 103/2019): 25 anos de atividade especial + 86 pontos (soma da idade e tempo de contribuição – homem e mulher); Regra transitória (art. 19, § 1º, inciso I da EC 103/2019): 25 anos de atividade especial + idade mínima de 60 anos (homem e mulher).

Quantas famílias o ACS tem que ter?

II – o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”.

O que é preciso para ser um agente de saúde?

Educação e Formação: O primeiro passo para se tornar um agente de saúde é obter a educação adequada. Normalmente, é necessário ter o ensino médio completo ou equivalente. Algumas regiões podem exigir formação específica em cursos técnicos ou de nível médio na área de saúde ou serviço social.

Quais são os programas de saúde?

6 programas de saúde pública do Brasil considerados referência no mundo

  • Saúde da Família.
  • Programa de vacinação.
  • Controle de HIV/Aids.
  • Transplantes.
  • Tratamento contra Hepatite C.
  • Controle do tabagismo.

Quais são os programas de saúde na atenção básica?

Atenção Básica

  • Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
  • Financiamento.
  • Programa Saúde na Escola.
  • Academia da Saúde.
  • Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
  • Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (PROVAB)
  • Mais Médicos.

Quem criou o Programa de agente comunitário de saúde?

E deu certo: em 1991, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Agentes de Saúde (Pnacs), com o objetivo de unir as várias ações que existiam espalhadas pelo país sob uma única orientação.

Quem criou o Programa agente comunitário de saúde?

Em 10 de julho de 2002, Fernando Henrique Cardoso sancionava a lei que criava oficialmente a profissão de ACS. Essa lei foi originada pelo Projeto de Lei (PL) 6.035/2002, proposto pelo então ministro da Saúde José Serra e aprovada pelo Congresso Nacional em janeiro de 2002.

Qual a importância do ACS na Estratégia de Saúde da Família?

O agente comunitário da saúde (ACS) é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família.