6 mins read

O que é o projeto Educom?

O que é o projeto Educon?

Projeto Educom

O Educom foi uma iniciativa do governo central, que o promoveu a partir do reconhecimento da informática como ferramenta de apoio às mais variadas atividades da emergente sociedade pós-industrial e da necessidade de aprofundamento de estudos sobre a sua aplicabilidade no setor educacional.

Quando foi criado o projeto Educom?

Criado em 1984 (BRASIL, 1984), o Projeto Brasileiro de Educação e Computador (Educom) teve por base cinco dentre os projetos enviados e selecionados, a saber: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade …
Em cache

O que é um projeto educacional?

Um projeto educacional tem o objetivo de planejar ações e estratégias voltadas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Para além das escolas, o modelo pode ser aplicado em diferentes áreas do conhecimento e desenvolvido em variadas instituições.

Quais são os projetos educacionais?

Quais os tipos de projetos educacionais?

  • projetos de intervenção: planeja uma intervenção que traz uma alteração na estrutura ou dinâmica do sistema educacional atual;
  • projetos de pesquisa: visa realizar uma investigação por meio da experimentação;

O que se entende por mediação pedagógica?

Mediação pedagógica é uma a atitude ou o comportamento do professor, que se promove o papel de incentivador ou motivador no processo de ensino e aprendizagem, enfatizando o diálogo, a troca de experiências, o debate e a provocação de situações, vivenciadas pelos educandos (MASETTO, 2000).

Quando a informática começou a ser usada na Educação?

A história do uso da informática na educação no Brasil começou no início da década de 1970, de acordo com a Cartilha Informática aplicada à educação em parceria da Universidade de Brasília (UnB) e Ministério da Educação.

Qual é o conceito de educomunicação?

A Educomunicação surge como uma nova forma de ensino que consiste na adoção de técnicas utilizadas pelos meios de comunicação e tecnologia, encontradas principalmente nas mídias (Rádio, TV, internet) juntamente com a área da Educação (2011 p. 47).

Quem criou o projeto cria?

Desenvolvido a partir da articulação entre o Comitê Intersetorial da Primeira Infância, coordenado pela primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, e técnicos e profissionais das secretarias de Estado da Saúde (Sesau), da Educação (Seduc) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o CRIA envolve o …

Quais são os exemplos de projetos?

Exemplos de Projetos.

  • Criação de um curso online;
  • Desenvolvimento de um canal de vídeos;
  • Criação de um treinamento para colaboradores;
  • Construção de um site;
  • Inserção da empresa em redes sociais;
  • Fazer uma viagem;
  • Desenvolvimento de um produto;
  • Criação de um clube de assinaturas;

O que deve conter em um projeto educacional?

O que são projetos escolares?

  • tema;
  • objetivo;
  • tempo gasto para a concretização da ideia;
  • quais conteúdos usar;
  • apresentação da proposta;
  • planejamento;
  • produto final.

Qual o objetivo de um projeto escolar?

Proporcionar maior autonomia ao aluno; Aumenta a autoestima, o senso de pertencimento e o protagonismo do aluno; Construir um ambiente escolar acolhedor; Proporcionar experiências diferenciadas e eficientes para o desenvolvimento do estudante.

Qual é o principal objetivo da mediação?

O objetivo da mediação é prestar assistência na obtenção de acordos, que poderá construir um modelo de conduta para futuras relações, num ambiente colaborativo em que as partes possam dialogar produtivamente sobre seus interesses e necessidades.

Quem realiza a mediação pedagógica com os alunos?

Na relação presencial, é o professor quem atua como mediador pedagógico entre a informação passada e a aprendizagem por parte dos alunos. Já nos sistemas de educação a distância a mediação pedagógica se dá através dos textos e outros materiais colocados à disposição do estudante.

Qual é o objetivo da informática na educação?

O objetivo da informática educativa é utilizar o computador – para acesso à internet e softwares educativo – enquanto recurso pedagógico para as aulas de diferentes disciplinas, incentivando a descoberta de informações e a construção do conhecimento tanto do aluno quanto do professor.

Porque a informática é tão importante na educação?

Por exemplo, o uso da informática na educação pode contribuir para o engajamento, interesse, autonomia e aprendizado com atividades planejadas e voltadas para o desenvolvimento de competências importantes para cada indivíduo .

Qual o principal objetivo da Educomunicação?

O objetivo desse método é fazer uma intervenção a partir de educação para a mídia, ou seja, o professor e os estudantes desenvolvem, em aula, conteúdos educativos. Ele permite a ampliação do diálogo, da participação e da criatividade em espaços formais e informais de aprendizagem.

Como trabalhar Educomunicação na escola?

Educomunicação na prática

Na sala de aula, muitas atividades podem ser desenvolvidas com os estudantes, desde a criação de uma rádio, de um jornal interativo, passando por podcasts com entrevistas, usando recursos gratuitos como audacity, blogs e recursos como o celular, aos quais o estudante pode recorrer.

Onde cai o dinheiro do cria?

Os beneficiários do Número de Identificação Social (NIS) de final 1 já podem sacar o valor de R$ 150 no próprio Cartão Cria, nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e no aplicativo Caixa Tem. O pagamento segue em dias úteis até 30 de novembro. Confira o calendário abaixo.