4 mins read

O que é o Quinhentismo no Brasil?

O que foi o Quinhentismo no Brasil Resumo?

O Quinhentismo, no Brasil e em Portugal, designa uma importante fase da história da literatura desses países, apesar de ter se expressado de modo diferente em um e outro. No Brasil, designa o conjunto de textos e autores do período colonial, compreendendo os três primeiros séculos desde a conquista portuguesa.
Em cache

Quais foram as principais características do Quinhentismo no Brasil?

Principais Características do Quinhentismo

Uso de uma linguagem simples; Descrição e exaltação à terra; Uso exagerado de adjetivos e superlativos; Literatura pedagógica: poesia didática e teatro pedagógico.

Qual foi o principal objetivo do Quinhentismo?

O quinhentismo tem, como tema central, os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, relacionada com as Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.

Qual foi a principal obra do Quinhentismo?

A principal obra informacional é Carta do Achamento escrita por Pero Vaz Caminha, o escrivão oficial da caravana liderada por Pedro Álvares Cabral. Por meio de uma narrativa descritiva, com cunho subjetivo, o autor apresenta os primeiros contatos e impressões após o desembarque no Brasil.

O que é Quinhentismo exemplos?

O que é o Quinhentismo:

O Quinhentismo é marcado pelo ponto de vista do europeu sobre o Brasil, ou seja, as impressões sobre a fauna, a flora e, principalmente, os indígenas, o povo nativo das "novas terras descobertas".

Quem trouxe o Quinhentismo para o Brasil?

Escrivão-mor da esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral (1468-1520), Pero Vaz de Caminha, escritor e vereador português, registrou suas primeiras impressões acerca das terras brasileiras. Fez isso por meio da "Carta de Achamento do Brasil" datada de 1.º de maio de 1500.

Quais foram as principais obras do Quinhentismo?

Principais obras Quinhentistas

Obra Autor Ano
Diálogos das grandezas do Brasil Ambrósio Fernandes Brandão 1618
Duas viagens ao Brasil Hans Staden 1557
Viagem à terra do Brasil Jean de Léry 1578
História do Brasil Frei Vicente do Salvador 1627

Como pode ser definido o Quinhentismo?

O que é o Quinhentismo:

O nome Quinhentismo faz referência ao ano de 1500, considerado o marco de início desta etapa, quando as terras brasileiras foram descobertas pelos portugueses.

O que o Quinhentismo valoriza?

Marcado pelos ideais renascentistas do século XVI, em que o indivíduo dá início ao seu processo de distanciamento do pensamento teocêntrico (voltado para a vertente religiosa), pode-se compreender uma aproximação das influências do antropocentrismo, momento em que a racionalidade é valorizada.

Quem foi o primeiro escritor do Quinhentismo?

Dessa maneira, eram produções escritas mais históricas do que literárias. E, por isso, muitos historiadores as consideram como crônicas históricas ou literatura dos viajantes. A carta do principal escrivão-mor português, Pero Vaz de Caminha, inaugurou a literatura quinhentista de cunho histórico no Brasil.

O que marcou o fim do Quinhentismo no Brasil?

Quinhentismo é o nome que se dá ao período da literatura brasileira iniciado no ano 1500, com o Descobrimento do Brasil, e finalizado em 1601, quando o estilo barroco chegou às terras brasileiras. Assim, os textos produzidos nessa época podem ser classificados como literatura de informação ou literatura de catequese.

Por que o Quinhentismo foi importante para a história do Brasil?

A concepção de identidade e a literatura brasileira só foram construídas séculos depois da colonização portuguesa. É importante destacar ainda que no Quinhentismo haviam os textos com características linguísticas descritivas e informativas.

Quais os 3 principais autores do Quinhentismo?

Os principais autores do Quinhentismo são:

  • Pero Vaz de Caminha;
  • Hans Staden;
  • Padre José de Anchieta;
  • Padre Manuel da Nóbrega.

O que marca o fim do Quinhentismo?

Quinhentismo é o nome que se dá ao período da literatura brasileira iniciado no ano 1500, com o Descobrimento do Brasil, e finalizado em 1601, quando o estilo barroco chegou às terras brasileiras. Assim, os textos produzidos nessa época podem ser classificados como literatura de informação ou literatura de catequese.

Qual o tipo de linguagem do Quinhentismo?

Principais características do Quinhentismo no Brasil

Textos descritivos e informativos; Destaque para a conquista material e espiritual; Utilização de adjetivos; Linguagem simples.