4 mins read

O que é o radical de uma palavra exemplos?

Como saber qual é o radical de uma palavra?

O radical contém a raiz, a base da significação, mas ele muitas vezes também carrega consigo um afixo derivacional. Afixo derivacional é um morfema, elemento que se une a palavra modificando o sentido do radical, devido a isso forma-se um novo vocábulo. Ex: o -in de infeliz.
Em cache

Qual é o radical da palavra amor?

Por exemplo: amor (radical, como uma referência mais semântica) → am (raiz, como uma referência mais gramatical).

Qual é o radical da palavra café?

Exemplo 4: Na palavra CAFÉ, o radical é CAFE e como a palavra é oxítona (a última sílaba é tônica) ela não tem vogal temática (só tem radical). Portanto, como CAFÉ não tem vogal temática, CAFÉ é uma palavra atemática.
Em cacheSemelhantes

Qual o radical de chorar?

o radical do verbo é "chora-". a vogal temática é "a" e indica que o verbo pertence à segunda conjugação. desinência do infinitivo.

Qual é o radical de árvore?

A família de palavras de árvore – Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Arborícola e arborização são da família de árvore? São, porque se relacionam etimológica, morfológica e semanticamente com árvore: em arborícola e arborização figura o radical arbor-, que se encontra no latim arbore-, que é o étimo de árvore.

Qual é o radical de mesa?

Exemplo 3: Na palavra MESA, a letra A não é desinência nominal, já que a palavra MESA não tem a sua versão masculina (não existe “MESO”). A vogal A é apenas uma vogal que se junta ao radical MES. Portanto, a vogal A é uma vogal temática (como visto no artigo anterior).

Qual é o radical da palavra feliz?

Procedendo do mesmo modo para as palavras acima, teremos: Felic-idade e in-feliz-mente. Os radicais são, pois, felic e feliz.

Qual é o radical da palavra caseiro?

O radical das palavras casinha, casarão, casota, caseiro é [cas].

Qual é o radical do verbo fazer?

Na sua conjugação, o verbo fazer apresenta diversos radicais: faz-, fiz-, faç-, far-.

Qual é o radical de casinha?

Lembre-se que o radical é a base fundamental dos vocábulos, sendo um elemento comum na formação de palavras, por exemplo: casa, casinha, casarão (radical -cas).

Qual é o radical de jardim?

Exemplo: O jardim estava repleto de rosas vermelhas. (O radical de “jardim” é jard-, e o radical de “rosas” é ros-.)

Qual é o radical de cavalo?

Deriva de um radical har-, dando a noção de “cavalo”, possivelmente do escandinavo harr, “grisalho”.

Qual é o radical da palavra papel?

Pode juntar-se a radicais de substantivos (papel-ão), de adjetivos (solteir-ão) e de verbos (chor-ão), quer directamente, como nos exemplos citados, quer por intermédio de consoantes de ligação (chape-l-ão) ou de outros sufixos (-alho, -arro, -eiro, -il), donde os sufixos compostos –alhão (grand-alhão), -arrão (gat- …

Qual o radical da palavra coração?

Seu radical é, na verdade, cord- e provavelmente era assim que se pronunciava num período arcaico do latim, tendo perdido a última consoante (*cord > cor).

Quais as palavras radical?

Existem palavras formadas apenas de radical, como é o caso de sofá, amor, café, animal, dor, paz, tatu.

Qual é o radical da palavra brincar?

Radical Vogal temática
Brincar Brinc- -a-
Brincamos Brinc- -a-
Correr Corr- -e-
Correram Corr- -e-

Qual o radical do verbo sorrir?

Nesse caso, o radical i- é completamente alterado, apesar de algumas desinências serem as mesmas do verbo paradigma da terceira conjugação, como o verbo sorrir: sorri, sorriste, sorriu, sorrimos, sorristes, sorriram.

Qual é o radical de livro?

[Gramática] Parte que traz a significação lexical da palavra, elemento fixo, que não provém de um sufixo, prefixo ou infixo: livr- é o radical de livro, livrinho, livraria, livreiro.