3 mins read

O que é o Sairé em Santarém?

O que é a Festa do Sairé em Santarém?

A festa do Çairé é a manifestação cultural mais antiga da Amazônia, sendo realizada há mais de 300 anos. Movimenta cerca de 150 mil pessoas durante cinco dias na vila balneária de Alter do Cão, que fica distante 37 km do Centro de Santarém.
Em cache

O que é a dança do Sairé?

O Sairé é a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia. A tradicional festa acontece a mais de 300 anos, mantendo intacto o seu simbolismo e essência. Sua origem remonta às missões evangelizadoras dos padres Jesuítas com os índios da Amazônia.
Em cacheSemelhantes

Como funciona o Sairé?

Para o padre Sidney Canto, autor da mais recente obra sobre a questão, a palavra Sairé é definida pelo símbolo ou armação feita de madeira ou cipó; pela procissão feita com o símbolo conduzido por uma mulher acompanhada de tambores e cânticos para saudar as autoridades; e pela festa realizada após a procissão.
Em cache

Qual é a origem da Festa do Sairé?

O Sairé é uma manifestação cultural que ocorre em Alter do Chão, vila localizada no município de Santarém, Estado do Pará. Proibido pela Igreja Católica na década de 40, foi reorganizado por moradores em 1973.

O que o Sairé tem de religioso?

O tradicional festival do Sairé, que é realizado sempre no mês de setembro, na vila balnearia de Alter do Chão, oeste do Pará, é uma manifestação folclórico-religiosa que louva o Divino Espírito Santo incorporado por elementos da natureza e folclore indígena.

Qual é o símbolo do Sairé?

Já o símbolo do Sairé é um semicírculo, de cipó torcido, envolvido por algodão, flores, fitas coloridas e motivos religiosos, que lembram um escudo português.

Qual é o símbolo que representa o Sairé?

Arco do Sairé – é um semicírculo, adornado com fitas e flores coloridas. O arco tem três cruzes centrais, que representam a Santíssima Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) e uma cruz na extremidade que representa a junção das três pessoas da Santíssima Trindade, em um só Deus.

O que significa o nome Sairé?

O vocábulo sairé tem origem no tupi *sai´re (o * indica forma hipotética, e o ´, que a sílaba que se segue é tónica) e significa «dança indígena» (ver António Geraldo da Cunha, Dicionário Histórico das palavras portuguesas de origem tupi, São Paulo, Melhoramentos, 2. ª edição).

Quem participa da festa do Sairé?

Durante a procissão a Saraipora, geralmente uma pessoa mais velha, leva o símbolo do Sairé (um escudo em semicírculo com três cruzes da Santíssima Trindade), acompanhada por foliões (rezadores) e rufadores (que tocam e cantam).