6 mins read

O que é o Santíssimo na Igreja Católica?

O que se faz no Santíssimo?

Fazer o sinal da cruz. Oração de preparação (espontânea ou já existente). Leitura espiritual (de livre escolha) e meditação. Lectio divina.
Em cache

Onde fica o Santíssimo na Igreja Católica?

Rio de Janeiro

Santíssimo é um bairro de classe média e média-baixa da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Seu IDH, no ano 2000, era de 0,780, o 101º colocado entre 126 regiões analisadas no município do Rio de Janeiro. Localizado entre os bairros de Campo Grande e Bangu, possui cerca de 700 mil m² de unidades de conservação.

Pode tocar no Santíssimo Sacramento?

A exposição do Santíssimo Sacramento feita unicamente para dar a bênção é proibida (cf. Ritual A Sagrada Comunhão e o Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, nº 94).

Quando o Santíssimo pode sair da igreja?

Porém, na ausência do sacerdote ou do diácono, ou estando eles legitimamente impedidos, podem expor o Santíssimo à adoração pública dos fiéis e repô-lo depois, o acólito e outro ministro extraordinário da sagrada comunhão, ou outrem designado pelo Ordinário do lugar.
Em cache

Porque adorar o Santíssimo Sacramento?

Adorar Cristo no Santíssimo amadurece a união com Ele e auxilia no desenvolvimento de sentimentos de admiração e contemplação, pois envolvido pelo Seu amor é possível silenciar e deixar de lado as agitações do cotidiano.

Quem pode fazer adoração ao Santíssimo?

O Ministro ordinário da exposição é o sacerdote e o diácono, somente eles podem dar a Bênção antes da reposição. Na ausência dos Ministros ordenados, podem expor e repor o Santíssimo, com cibório ou ostensório, os acólitos ou os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (cf. Idem, 91).

O que significa Santíssimo na Bíblia?

Lugar santíssimo: O sumo sacerdote entrava nesse lugar extremamente sagrado do tabernáculo uma vez por ano, no Dia da Expiação. O lugar santíssimo representava a presença de Deus e continha a arca da aliança, cuja tampa era chamada de propiciatório.

Que oração fazer diante do Santíssimo Sacramento?

Oração a Jesus Sacramentado, por Santo Afonso

Senhor meu Jesus Cristo, que, pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.

Por que eu choro diante do Santíssimo?

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

O que devemos fazer diante do Santíssimo?

A atitude corporal prevista pela Igreja diante do Santíssimo Sacramento demonstra que devemos nos ajoelhar durante a adoração, desde que possamos fazê-lo. Não fiquemos à vontade diante de Jesus como se estivéssemos diante de um amigo comum. Ele é o nosso amigo, mas é Deus!

Por que adorar ao Santíssimo?

A Adoração ao Santíssimo é um momento de profunda intimidade com Deus, buscando a reconciliação, reavivando a fé e possibilitando uma transformação para uma nova vida.

Pode rezar o terço na adoração ao Santíssimo?

Dito por outras palavras: não se deve expor o Santíssimo para rezar o Terço diante do Senhor exposto, e acabado o Terço recolher o Santíssimo e fechar o sacrário. Isso seria uma espécie de brincadeira com o Senhor, como que a convidá-l'O a ver-nos rezar. Ele não precisa de nos ver rezar.

Qual oração fazer diante do Santíssimo Sacramento?

Ó Jesus, Pão vivo descido do Céu, como é grande Vossa bondade! Para perpetuar a fé em Vossa presença real na Eucaristia, com extraordinário poder, dignastes-Vos mudar as espécies do pão e do vinho em Carne e Sangue, como se conservam no Santuário Eucarístico de Lanciano.

O que os Santos falam sobre adoração ao Santíssimo?

A devoção ao Santíssimo Sacramento e a devoção à Santíssima Virgem são, não o melhor, mas o único meio para se conservar a pureza. Somente a comunhão é capaz de conservar um coração puro aos 20 anos. Não pode haver castidade sem a Eucaristia”. (São Filipe Neri).

Quem pode abrir e fechar o sacrário?

Feitos estes dois esclarecimentos, é preciso dizer que o ministro ordenado (o padre), que é ministro ordinário da comunhão, é a única pessoa que normalmente pode e deve abrir o Sacrário para verificar as Hóstias sagradas, para trazer ou levar a reserva, fazer a exposição do Santíssimo etc.

O que rezar depois de receber a comunhão?

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quais são os sinais que indicam a presença do Espírito Santo?

Na Bíblia, a água, o vento, o fogo, a pomba, o azeite e o sela são símbolos do Espírito Santo.

Pode rezar o Terço na adoração ao Santíssimo?

Dito por outras palavras: não se deve expor o Santíssimo para rezar o Terço diante do Senhor exposto, e acabado o Terço recolher o Santíssimo e fechar o sacrário. Isso seria uma espécie de brincadeira com o Senhor, como que a convidá-l'O a ver-nos rezar. Ele não precisa de nos ver rezar.