6 mins read

O que é o seguro de obra?

Como funciona o seguro de obras?

O seguro de obras tem a mesma finalidade que outras formas de seguro, como seguro de carro, casa e vida. A ideia é que, se algo imprevisto afetar o trabalho durante uma obra, a seguradora tenha recursos financeiros para compensar o prejuízo.
Em cache

O que cobre o seguro de obra?

A categoria de seguro de obras e reformas, também é conhecido como riscos de engenharia, e tem o objetivo de proteger as obras e reformas contra imprevistos e acidentes. Garante no caso de incidentes, o pagamento de indenizações por prejuízos ocorridos, principalmente, na fase de execução de obras.

Quem deve pagar o seguro de obra?

A explicação é a seguinte: as instituições financeiras cobram do adquirente do imóvel um ''seguro'' da obra. Assim, quem deve pagar o juros de obra é quem está comprando o empreendimento. Mas não é qualquer empreendimento e não é qualquer compra.

Qual o valor do seguro de obra?

Qual é o valor de um seguro de risco para a construção civil? Em geral, ele custa em torno de 0,2% a 0,3% do valor da obra. Por exemplo, se o empreendimento consiste em uma reforma no valor de R$ 150 mil, o custo do seguro de risco para a construção civil pode ser de R$ 300.

O que acontece se eu não pagar o seguro de obra?

Se ele não pagar, a construtora poderá pedir a negativação do seu CPF. Além disso, o comprador pode ser cobrado judicialmente. Isso quer dizer que ele correrá o risco de ter seus bens bloqueados para o pagamento da dívida.

Porque tenho que pagar a taxa de evolução de obra?

Neste cenário a taxa de evolução de obra garante que tanto a instituição financeira quanto os compradores não tenham problemas relacionados ao andamento da obra e sua devida entrega.

O que acontece se eu não pagar a taxa de evolução de obra?

· O que acontece se eu não pagar a taxa de obra? Se o mutuário não efetua o pagamento da taxa de evolução de obra a construtora arca com o pagamento, pois figura como fiadora da fase de construção.

Onde fazer seguro de obra?

Procure um corretor de confiança

Você pode pedir indicações a outros profissionais do setor que já contam com seguros de obras ou pesquisar bem as várias opções do mercado. Um bom corretor pode ajudar até a definir algumas das melhores opções de contratação, em caso de dúvidas.

Qual a vantagem de pagar evolução de obra?

Além de ajudar a evitar atrasos na entrega do imóvel, a cobrança dos juros de obra ajuda a custear o valor da obra e amortizar o saldo final do imóvel comprado.

Qual o limite da evolução de obra?

Normalmente, o valor da taxa de evolução da obra é em torno de 2% do valor do imóvel. A taxa também tem como objetivo ajudar a pagar o valor das construções e, paralelamente, abater o valor final do preço do imóvel adquirido.

Como é calculado o seguro obra caixa?

Não existe uma regra específica e quem fará esse cálculo é a Instituição Financeira, responsável pela cobrança. Contudo, o valor geralmente cobrado a esse título gira em torno de 2% do valor do imóvel e será cobrado conforme a evolução da obra.

Tem como não pagar evolução de obra?

A taxa de evolução de obra só é uma cobrança legal, quando ela está bem clara no contrato de financiamento. Isso porque se presume que o comprador leia o contrato antes de assinar o documento. Sendo assim, ele deve pagar essa taxa.

O que acontece se não pagar a evolução de obra?

· O que acontece se eu não pagar a taxa de obra? Se o mutuário não efetua o pagamento da taxa de evolução de obra a construtora arca com o pagamento, pois figura como fiadora da fase de construção.

O que acontece se não debitar o seguro obra na conta da Caixa?

​O que acontece se eu atrasar as prestações do meu financiamento? O atraso no pagamento gera multa e juros referentes aos dias de atraso e permite à CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros.

O que acontece se eu não pagar o INSS da obra?

Caso a empresa ou pessoa física se negue a pagar o INSS da obra, ela deverá pagar uma multa sobre o valor. A quantia pode variar de 75% a 125% a mais e em alguns casos, a dívida pode ser parcelada. Além disso, em casos de erro, o indivíduo deverá comprovar o pagamento e regularizar a obra.

Qual o valor máximo da evolução de obra?

Em geral, as instituições financeiras oferecem taxas a partir de cerca de 1,5% a 2% por mês sobre o valor total do imóvel. Porém, outras podem cobrar taxas superiores a 3% ao mês. Tudo depende das condições do financiamento, que podem interferir sobre qual é o valor máximo da taxa de evolução de obra.

Como fugir do juros de obra?

3 maneiras de fugir do INCC

  1. Optar pela compra de um apartamento pronto. O primeiro jeito de fugir do INCC é optar por comprar um apartamento pronto. …
  2. Adiantar o fluxo de pagamento na compra de um apartamento na planta. …
  3. Financiar o valor da captação com o banco financiador da obra.

Qual a vantagem de pagar a evolução de obras?

A taxa ajuda a custear as cifras das obras e também serve para amortizar o saldo final do preço do imóvel. Se a propriedade não ficar pronta no prazo previsto em contrato, o comprador deve entrar em contato com a construtora para suspender o pagamento da taxa enquanto a obra estiver atrasada – sejam meses ou anos.