5 mins read

O que é o Sepam?

Para que serve o Sepam?

O Sepam Série 40 apresenta uma interface com usuário amigável, permitindo que acessem informações importantes do sistema elétrico com facilidade e rapidez.

O que é rele Sepam?

Os relés SEPAM® realizam a filtragem das suas entradas de modo a rejeitar ou atenuar grandezas indesejáveis e reter os sinais de interesse.

Como resetar relé Sepam?

O Relé de Proteção Sepam não possui reset de senha. A única forma possível é enviar o relé para assistência técnica onde será carregado um novo firmware e voltando o relé para dados de fábrica.

O que é um relé de proteção?

Os relés de proteção permitem a distribuição segura da energia elétrica da rede. Têm como função detetar anomalias na rede que possam conduzir a situações perigosas e, se for preciso, interromper o circuito elétrico pelo tempo necessário.

Como o relé funciona?

O relay funciona como um interruptor, permitendo ou negando a passagem da corrente eléctrica. Existem diferentes tipos de interruptores: o relay de lámina, o relay de corrente alterna, o relay electromecânico e o relay de estado sólido são apenas alguns deles.

Como funciona o relé eletrônico?

Funcionamento do relé eletrônico:

A bonina elétrica é capaz de gerar um campo magnético que aciona o circuito magnético. Este circuito magnético do relé eletrônico é acionado por circuitos eletrônicos, esses circuitos são ativados pelas corrente elétrica e assim a bobina é energizada.

Para que serve o relé?

O que são e para que servem os relês? O relê é um equipamento eletrônico que permite a abertura e fechamento de um circuito elétrico, ou seja, pode bloquear ou não o fluxo de corrente elétrica.

Para que serve o botão azul no rele térmico?

Botão de rearme: É através deste botão azul que é possível selecionar o modo de rearme do relé (A = automático/ H = manual) e rearmar o relé de forma manual após a sua atuação. Indicador de atuação: É através desse pino verde que é possível observar visualmente que o relé atuou.

Quais são os tipos de relés?

Alguns dos tipos de relés elétricos que existem são:

  • RELÉS TEMPORIZADORES. Geralmente são utilizados nos quadros de comando, lâmpadas e eletrônicos, criando a programação para ligar e desligar.
  • RELÉS TÉRMICOS. …
  • RELÉS DE PROTEÇÃO. …
  • RELÉ FOTOELÉTRICO.

Qual a diferença de relé e contator?

A única diferença entre os relés e os contatores é que os contatores já possuem um dissipador de calor dimensionado diretamente nele. Já os relés não possuem esse dissipador, ficando a cargo do usuário o dimensionamento desses dissipadores na sua aplicação.

Qual é a função de um Contator?

O Contator é um dispositivo industrial bastante utilizado em motores elétricos e eletromecânicos com duas funções primordiais: acionamento ou proteção. Ele permite a comutação de correntes elevadas que podem ser acionadas por botões ou controles remotos.

Qual a vantagem do relé?

O relé eletrônico por ser um dispositivo eletromecânico, tem como vantagem poder isolar inteiramente o circuito de controle do circuito controlado, realiza funções complexas de comutação e também pode controlar correntes nos dois sentidos, é resistente a surtos e ruídos, não provoca correntes de fugas.

Como é acionado o relé?

O relé pode ser acionado com controles que fornecem baixa corrente ao contrário de máquinas industriais, que consomem dezenas de ampères de corrente e que são controlados por dispositivos eletrônicos simples ou por computadores que não suportam elevada corrente.

O que significa K1 na eletricidade?

K1- Bobina do contator e contato NF de K1; K2- Bobina do contator e contato NF de K2. Intertravamento com dois contatos em série: Os dois contatos de intertravamento, ligados em série, elevam a segurança do sistema. Eles devem ser usados ao serem acionadas cargas com altas correntes.

Porque o relé térmico desarma?

O que causa desarmamento do relé térmico

Alguns fatores determinam a atuação (desarmamento) do relé térmico: Travamento do rotor. Curto-circuito entre as bobinas (rolamento interno)

Para que serve um relé 12V?

Ele aumenta a vida útil dos equipamentos, protegendo a parte elétrica do veículo contra sobreaquecimento e curtos-circuitos. Esse Relé pode ser utilizado na ligação de iluminação, xênon, som, conexões de alarmes e entre outros.

Qual é a função do contator?

Por que usar contatores?

  • Baixo consumo energético;
  • Praticidade e economia: permitem efetuar o controle de cargas à distância, o que evita investimento desnecessário em cabos que suportem correntes elevadas e apresentando queda de tensão desproporcional.

Qual a função do contator?

Portanto, a principal finalidade do contator elétrico é transportar corrente para várias partes do circuito de forma a proteger a carga de correntes elétricas perigosas, como é o caso de curtos-circuitos que podem levar a incêndios, por exemplo.