5 mins read

O que é o ser transcendente?

O que vem a ser transcendente?

A transcendência é a capacidade e o desejo de romper limites, de ir além, superar e violar os interditos. O autor compreende a transcendência como um desejo e uma capacidade do ser humano para transcender a si mesmo, ou seja, de sair de seu estado atual para buscar algo novo.
Em cache

O que é transcendente na Bíblia?

Transcendência: a tradição judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar a matéria. Para o cristianismo, porém, a figura de Jesus Cristo é a personificação imanente do Deus transcendente.
Em cache

O que é o transcendente no ensino religioso?

No estudo da metafísica, transcendente se refere ao divino ou a princípios que estão além da realidade mais óbvia e questionável. É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus.

O que significa dizer que o ser humano é um ser transcendente?

O homem é um ser conscientemente transcendente, porque sua presença transcende seu corpo, está além do aqui e do agora, sendo capaz de projetar e viver o futuro ou reviver o passado. O homem não apenas reage ao momento, ele antecipa e cria o futuro, ele transcende seu estado, buscando seu Ser.
Em cache

O que é o significado da palavra transcende?

verbo intransitivo

Ser transcendente; ir além do ordinário; elevar-se acima do vulgar.

O que são valores transcendentes?

Os transcendentais (em latim: transcendentalia) são as propriedades do ser consideradas na filosofia clássica como as mais superiores, essenciais e absolutas; geralmente correspondem a três aspectos do campo de interesse humano e são seus ideais; ciência (verdade), artes (beleza) e religião (bondade).

O que é transcender espiritualmente?

A um nível espiritual ou filosófico, a transcendência está relacionado com aquilo que está mais além do mundo natural. O transcendente está associado ao imortal e ao essencial. Transcender é sobressair, alcançar de uma maneira ou de outra algo que está fora dos limites que impõe o corpo.

Qual o conceito de transcendência Cite exemplos?

Como exemplo da transcendência no tocante a religião, na teologia, reconhece-se que Deus é um ser transcendente (hyperbekós, do termo grego), ou seja, que está acima da sua criação e não é limitado por ela. Diz-se que Deus não está limitado pelo espaço e tempo terrenos (com os quais o mundo natural está submetido).

Quais são os transcendentais?

Os transcendentais (em latim: transcendentalia) são as propriedades do ser consideradas na filosofia clássica como as mais superiores, essenciais e absolutas; geralmente correspondem a três aspectos do campo de interesse humano e são seus ideais; ciência (verdade), artes (beleza) e religião (bondade).

Quando uma pessoa transcende?

Transcender também pode ser visto como o ato de se diferenciar de outros indivíduos de forma positiva, atingindo um patamar superior em um determinado trabalho ou contexto. Na Filosofia, transcender é superar os limites do conhecimento e o que é transcendental está ligado à razão pura, que precede toda a experiência..

Como uma pessoa pode transcender a si mesmo?

Algumas pessoas alcançam a autotranscendência através de sua fé em Deus, enquanto outras podem alcançá-la através do reconhecimento de algum tipo de espiritualidade ou ideia sobre a alma. De um modo ou de outro, esses tipos de crenças e concepções ajudam as pessoas a encontrar o significado que as levará a transcender.

O que é agir com transcendência?

Segundo os dicionários, transcender significa passar a um próximo nível, superando as limitações atuais. É você ir de um ponto A até um ponto B, agregando tudo o que captou nesse caminho ao seu crescimento. Dessa forma, funciona como uma metamorfose, onde alguém ou alguma coisa se torna algo maior e melhor.

O que é sinônimo de transcendente?

Que está acima do normal: 2 superior, sublime, excelente: excelso, elevado, magnífico, melhor, maior, extraordinário, divino, nobre.

Qual é o sinônimo de transcender?

11 sinônimos de transcende para 2 sentidos da palavra transcende: Ser superior, indo além de: 1 excede, ultrapassa, sobrepuja, supera, suplanta, extrapola, sobreexcede.

O que é transcender a alma?

Transcender a alma, é permitir enterrarmos tudo aquilo que já não nos faz bem, e guardar para nunca mais ser aberto. Possamos deixar fazermos as pazes com nós mesmos e desistir de lutas que não levam a nada, brigas que desgastam e só trazem infelicidade.