6 mins read

O que é o Sigor CETESB?

O que é o MTR Sigor?

O SIGOR – Módulo MTR é o sistema vigente no Estado de São Paulo, instituído pela Resolução SIMA 27/2021. É idêntico ao Sistema MTR Nacional do SINIR, com algumas adequações: Controle de acesso e autenticação de usuários feitos pelo sistema de segurança da Cetesb.

Como emitir o Sigor?

Como se cadastrar no SIGOR para gerar o MTR online

O usuário deve acessar a página do MTR no link https://cetesb.sp.gov.br/sigor-mtr/ e efetuar o cadastro de acordo com o perfil.
Em cache

Quem tem que emitir o MTR?

O gerador é o responsável exclusivo por emitir o MTR no SINIR, para cada remessa de resíduo enviado para destinação. Nos estados de SP, RJ, MG, RS e SC, o documento deve ser feito no sistema do órgão ambiental estadual, que será automaticamente integrado ao MTR Nacional.

O que é MTR e para que serve?

O MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos é a declaração da movimentação de resíduos gerado pelo estabelecimento, que deve se cadastrar em SINIR – Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos.

Para que serve o cadastro no Sigor?

Sua correta utilização assegura que os resíduos gerados sejam transportados por empresas cadastradas/legalizadas e destinados a locais devidamente licenciados/legalizados, permitindo, assim, que os resíduos tenham destinos ambientalmente adequados.

O que é cadastro Sigor?

Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – SIGOR – Módulo MTR.

Qual a diferença entre sinir e Sigor?

Qual a diferença entre Sigor e Sinir

O Sigor– módulo MTR, conforme foi descrito acima, é voltado somente para o Estado de São Paulo; já o Sinir, obtendo funções semelhantes, é centrado na gestão e controle de resíduos de outros estados que não o descrito anteriormente.

Qual a diferença do Cadri para o MTR?

A partir do CADRI, o Governo de São Paulo pretende minimizar os potenciais impactos ao meio ambiente e à saúde pública. Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) é um documento numerado que deverá acompanhar o transporte do resíduo até a destinação final ambientalmente adequada.

O que acontece se não emitir o MTR?

Multas e penalidades se não emitir o MTR

O não cumprimento na emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos se caracteriza como uma infração ambiental e pode resultar em penalidades, como advertência, multa, suspensão parcial ou total das atividades, para os geradores do resíduo.

O que acontece se não emitir MTR?

No caso de serem constadas inconsistência ou irregularidades no documento MTR, ou nos resíduos transportados, o veículo e sua carga podem devem ficar retidos até que seja regularizada a mencionada documentação. Ainda, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas no Decreto Federal n° 6.514/2008.

Quem emite o Manifesto de resíduos?

O Manifesto de Transporte de Resíduos pode ser emitido (Online) pelo órgão ambiental estadual.

Como tirar o Cadri na CETESB?

Para efetuar a correta protocolização do CADRI na CETESB, você vai precisar de:

  1. Solicitação de CADRI devidamente assinada em 02 (duas) vias;
  2. Comprovante de Pagamento do Boleto de Análise;
  3. Carta de Anuência da empresa de Destino;
  4. Cópia do Contrato Social (EPP, ME, MEI)
  5. Declaração de ME, EPP, MEI.

Como fazer o cadastro no Sigor MTR?

Informe o nome, RG, CPF e e-mail da pessoa que será o Administrador Master, ou seja, o usuário que é o responsável pelo cadastro do DESTINO, atribui perfis de acesso aos funcionários que serão usuários do SIGOR, e pode acessar todas as funcionalidades do sistema. Clique no botão Cadastrar.

Quais resíduos não precisam de MTR?

Remessa de materiais para higienização, tais como toalhas industriais, uniformes, EPIs, entre outros → não é necessária a emissão de MTR, por não se tratar de transporte de resíduos. Embalagens do tipo retornável para refil (exceto nos casos em que o material da embalagem seja processado para reaproveitamento).

Pode emitir MTR retroativo?

cadastrado e iniciar o uso do sistema. Os MTRs que foram emitidos fora do sistema eletrônico (anterior ao seu uso) não têm como serem registrados. Não é possível a emissão de um MTR com data retroativa.

Quem faz o Cadri?

O CADRI é um Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental. Esse documento é emitido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) que aprova o encaminhamento de resíduos a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

Como emitir MTR de transporte?

Um novo MTR deve ser emitido toda vez que uma carga de resíduos for encaminhada a uma unidade de destinação. Para isso, primeiramente, no menu Manifesto, selecionar a opção “Novo MTR”. Ao selecionar o usuário será encaminhado para a tela de preenchimento dos dados do MTR a ser emitido.

Qual a diferença entre SINIR e Sigor?

Qual a diferença entre Sigor e Sinir

O Sigor– módulo MTR, conforme foi descrito acima, é voltado somente para o Estado de São Paulo; já o Sinir, obtendo funções semelhantes, é centrado na gestão e controle de resíduos de outros estados que não o descrito anteriormente.