5 mins read

O que é o Sinar?

Qual a finalidade do Sinar?

O SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo. Art. 11. O SINAR tem como órgão central o CONARQ.
Em cache

O que significa a sigla Sinar?

O art. 26 da Lei nº 8.159/91, não só criou o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ como institui também o Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, cuja competência, organização e funcionamento estão regulamentados pelo Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002.
Em cache

Quem faz parte do Sinar?

Integram o SINAR: I – o Arquivo Nacional; II – os arquivos do Poder Executivo Federal; III – os arquivos do Poder Legislativo Federal; IV – os arquivos do Poder Judiciário Federal; V – os arquivos estaduais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; VI – os arquivos do Distrito Federal dos Poderes Executivo, …
Em cache

Como cadastrar residentes no Sinar?

O sistema exigirá abertura de processo de autorização para ao menos um programa, devendo a instituição abrir um processo para cada programa autorizado e ativo, que deseja recadastrar. Atenção: o processo de credenciamento só deverá ser enviado após abertura e preenchimento de todos os programas a serem recadastrados.

Como são classificados os documentos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie/ tipologia documental, natureza do assunto, forma e formato.

O que faz o CONARQ?

O CONARQ, como uma das principais fontes de informação sobre arquivos, padrões e melhores práticas arquivísticas, vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico.

Qual a finalidade do Conselho Nacional de Arquivos?

Foi criado pelo art. 26 da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, e tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).

É atribuição do Conselho Nacional de Arquivos?

Sua função é definir e apresentar ao CONARQ normas, diretrizes, procedimentos técnicos e instrumentos legais sobre gestão de arquivos e preservação dos documentos digitais.

Qual a Lei de arquivamento de documentos?

L8159. LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

O que diz a Lei de arquivamento de documentos?

A lei descreve a gestão de documentos como o grupo de procedimentos e operações técnicas que dizem respeito à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento desses documentos, em fase corrente e intermediária, tendo como objetivo a eliminação ou o recolhimento para guardar permanentemente.

O que é SIG residência?

O SIGRESIDÊNCIAS (Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residências) foi modernizado para o melhor gerenciamento dos programas de residências com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde.

Como fazer residência médica no Brasil sendo estrangeiro?

Residência médica para estrangeiros

  1. Possuir diploma de graduação em medicina revalidado no Brasil. …
  2. Possuir inscrição no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – SP. …
  3. Apresentar Certificado de Proficiência da Língua Portuguesa.

Quais os 3 tipos de documentos?

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a …

Quais são os 4 métodos de arquivamento?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Quais as consequências de uma má gestão de documentos?

Se os documentos não forem gerenciados adequadamente, isso pode se transformar em problemas futuros.

  • Problemas financeiros. As empresas podem ter problemas quando os documentos são perdidos ou não são rastreados de forma adequada. …
  • Legal. …
  • Produtividade. …
  • Perda de dados.

Qual a lei que regula a gestão documental?

LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

Quais são os tipos de arquivos que existem?

Tipos de Arquivos

  • Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
  • Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. …
  • Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de freqüência praticamente nula.
  • Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais?

Qual a finalidade de arquivar documentos?

O arquivamento de documentos é um processo administrativo necessário para qualquer organização, pois se relaciona diretamente com a eficiência empresarial. Cuidar desta etapa do ciclo de vida dos documentos de arquivo é uma prática importante para manter seus registros seguros e organizados.