2 mins read

O que é o supra de ST?

O que é um supra de ST?

O Infarto Agudo do Miocárdio com supra de ST (IAM com supra de ST) é uma condição médica grave que ocorre quando há um bloqueio repentino do fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco. Ele corresponde a uma das principais causas de mortalidade por doença cardiovascular.

O que pode causar supra de ST?

Tromboembolismo pulmonar (TEP) Pode ser uma das causas de supra de ST. Os achados aqui descritos e encontrados no TEP podem também aparecer em qualquer condição que leve à hipertensão pulmonar aguda (como vasoconstrição pulmonar hipóxica).

Quando considerar supra de ST?

Atualmente, indica-se oxigênio suplementar no IAM com supra se a saturação periférica for < 90% OU pressão arterial de oxigênio menor do que 60 mmHg OU em pacientes com dificuldade respiratória devido insuficiência cardíaca e/ou estertores pulmonares, com risco para hipóxia.
Em cache

O que é supra e infra de St?

O cenário mais comum nas emergências é o do infarto agudo do miocárdio. Ao considerar isso, é fundamental saber reconhecer a presença de infra ou supradesnivelamento do segmento ST, visto que indicam existência de obstrução do fluxo coronariano importante e com morte celular (supra de ST).

Como tratar supra de ST?

Uma vez diagnosticado o supra de ST, deve ser iniciado o tratamento para a redução da isquemia miocárdica, estabilização hemodinâmica e alívio da dor. A terapia medicamentosa anti-isquêmica e antitrombótica deve ser instituída.

O que significa ST no infarto?

O infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST) apresenta-se como uma dor torácica na região central, cuja natureza é classicamente descrita como “pesada”, semelhante a uma sensação de pressão ou aperto.

O que é supra no coração?

A supra cardíaca, ou o infarto agudo do miocárdio com supra de ST, é gerada quando há a total obstrução de uma das artérias coronarianas. Tal oclusão se dá por placa aterosclerótica e interrompe o fluxo de nutrição do músculo cardíaco.

Como tratar IAM com supra ST?

O pilar do tratamento do IAM com supra-ST é a reperfusão imediata da artéria obstruída, o que pode ser feito por fibrinólise (trombolítico) ou angioplastia primária. Na diretriz, faz-se a definição de dois marcos temporais: FMC, first medical contact e “diagnóstico do IAM”.