5 mins read

O que é o Tangram e onde surgiu?

O que é o Tangram e para que serve?

O tangram é usado como um jogo educativo para desenvolver habilidades cognitivas, espaciais e matemáticas, além de estimular a criatividade e a imaginação. Ele pode ser utilizado para desenvolver o pensamento lógico e o raciocínio espacial em todas as faixas-etárias.
Em cache

Quem foi que inventou o Tangram?

Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, mas acredita-se ter sido inventado na China durante a Dinastia Song e levado para Europa por navios mercantes no início do século XIX, onde se tornou muito popular. Há várias lendas sobre a sua origem e o seu renascimento no mundo dos mortos.

O que é o Tangram na matemática?

O tangram é um quebra-cabeça formado a partir de um quadrado que é decomposto em sete figuras geométricas, sendo elas cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Com o tangram é possível montar mais de 1.700 figuras, sendo ótimo para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade.

O que é a lenda do tangram?

Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar ao Imperador uma placa de jade, mas, no meio do caminho, o sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura.
Em cache

Quais as regras do jogo Tangram?

Um dos jogadores sem deixar que o outro veja escolhe uma figura, terá que dar dicas para que o outro, utilizando as peças do tangram, construa a figura escolhida. Deve ser estabelecido um tempo para a construção. Irá vencer a dupla que construir o maior número de figuras.

Como são chamadas as peças do Tangram?

O Tangram é formado por 7 peças; São 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo; Com essas peças, chamadas de “tans”, é possível criar diversas formas e figuras!

Quais são as regras do Tangram?

Para montar uma figura com peças do tangram é necessário seguir as seguintes regras: todas as peças do tangram devem ser utilizadas; as peças não podem ficar umas sobre as outras (sobrepostas); cada peça precisa estar unida com outra peça, pelo menos, por um vértice.

Quais as 7 peças do Tangram?

Para quem não conhece, o jogo basicamente funciona assim:

  • O Tangram é formado por 7 peças;
  • São 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo;
  • Com essas peças, chamadas de “tans”, é possível criar diversas formas e figuras!

Qual habilidade para trabalhar o Tangram?

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Quais são os tipos de Tangram?

Tipos de Tangram: Quais os tipos de Tangram existentes? Tangram oval, tangram coração, tangram triangular etc. Tangram é um quebra-cabeça chinês de origem milenar formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo); . O Tangram tradicional e mais difundido é um quadrado formado por sete peças.

Que tipo de jogo e o Tangram?

O tangram é um jogo do tipo quebra-cabeças. Para montar uma figura com peças do tangram é necessário seguir as seguintes regras: todas as peças do tangram devem ser utilizadas; as peças não podem ficar umas sobre as outras (sobrepostas); cada peça precisa estar unida com outra peça, pelo menos, por um vértice.

Qual habilidade trabalha o Tangram?

Para formar figuras com o Tangram, é preciso concentração, paciência, habilidade e sensibilidade. Por isso, os benefícios do jogo vão além do ensino e aprendizagem da matemática. O quebra-cabeça é uma excelente ferramenta para trabalhar a paciência, a resiliência, a atenção, o foco e a memória dos alunos.

Quais são as regras do jogo Tangram?

Um dos jogadores sem deixar que o outro veja escolhe uma figura, terá que dar dicas para que o outro, utilizando as peças do tangram, construa a figura escolhida. Deve ser estabelecido um tempo para a construção. Irá vencer a dupla que construir o maior número de figuras.

Quais habilidades o uso do Tangram pode desenvolver nos alunos?

O uso do Tangram como um jogo de figuras geométricas utilizando às sete peças, contribui para o desenvolvimento cognitivo, concentração, coordenação, organização e orientação espacial na formação dos alunos.