4 mins read

O que é o tanque de Betesda na Bíblia?

Qual era a finalidade do tanque de Betesda?

Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas. Talvez essa condição possa explicar o porquê da designação Betesda, “casa de misericórdia”.
Em cache

O que a Bíblia fala sobre o tanque de Betesda?

Segundo o texto de João 5:4, a agitação das águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que o primeiro doente que entrasse na água ficaria milagrosamente curado.

Qual é o significado do nome Tanque de Betesda?

O Tanque de Betesda era uma junção de duas piscinas, ou tanques de “batismo“, um ritual de purificação das impurezas físicas que os Israelitas tinham que fazer, antes de subirem ao Templo de Jerusalém, que ficava muito próximo.

Qual o significado do paralítico do tanque de Betesda?

Contudo, é amplamente aceito que ele era um paralítico, pois Jesus ordenou a ele que se levantasse, tomasse seu leito e andasse. Outro ponto que parece indicar a condição de paralítico daquele homem era a sua dependência de alguém que o colocasse nas águas do tanque.
Em cacheSemelhantes

O que movia as águas do tanque de Betesda?

Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:2-4).

Qual é o significado da palavra Betesda?

Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".

O que agitava as águas do tanque de Betesda?

Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:2-4).

O que significa a Porta das Ovelhas?

O Porta das Ovelhas, conforme citado na bíblia sagrada, Neemias, Capitulo 3, versículo 1 e em João, capítulo 5, versículo 2, é uma localidade ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica.

Porque o tanque de Betesda borbulhava?

Aparentemente o tanque de Betesda ficava em uma nascente que ocasionalmente borbulhava. A tradição era que anjos invisíveis faziam a água borbulhar, e quem quer que descesse primeiro ao tanque depois que a água era “agitada” ficaria curado.

O que aprendemos com o homem do tanque de Betesda?

Nesse contexto, o tanque de Betesda pode ser visto como uma oportunidade de cura que não foi aproveitada. Às vezes o problema é que Deus deu a oportunidade que precisamos, mas não temos plena consciência ou certeza de tirar vantagem disso.

Qual era a festa do tanque de Betesda?

Introdução. Jesus foi a uma festa (provavelmente a Páscoa) em Jerusalém e curou um inválido no tanque de Betesda. Ele disse também que há outros que prestaram testemunho de Sua divindade. Depois de voltar para a Galileia, alimentou miraculosamente uma multidão de mais de 5 mil pessoas e ensinou que Ele é o Pão da Vida.

Quem agitava as águas do tanque de Betesda?

Nestes jazia grande multidão de enfermos; cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:2-4).

Qual a verdadeira história do tanque de Betesda?

De acordo com a Bíblia, o Tanque de Betesda era um lugar onde muitas pessoas enfermas visitavam. Essas pessoas se juntavam naquele lugar com fé que seriam curadas quando as águas do tanque se agitassem.

Qual a verdadeira história do Tanque de Betesda?

De acordo com a Bíblia, o Tanque de Betesda era um lugar onde muitas pessoas enfermas visitavam. Essas pessoas se juntavam naquele lugar com fé que seriam curadas quando as águas do tanque se agitassem.