5 mins read

O que é o teste de Raven?

Para que serve o teste de Raven?

Objetivo: trata-se de um teste não verbal que tem como objetivo medir o coeficiente intelectual, ou fator G de inteligência de uma pessoa.

Como referenciar o teste Raven?

Referência Bibliográfica: RAVEN, J.; RAVEN, J. C; COURT, J. H. Matrizes progressivas coloridas de Raven: CPM. São Paulo: Pearson, 2018, 142 p.

Para que serve o teste R 1?

O teste R-1 – Teste não verbal de inteligência é um teste não verbal que avalia o fator geral de inteligência, definido como um fator constante em todo o tipo de atividade intelectual.

O que é a capacidade Edutiva?

A capacidade edutiva envolve extrair significado de uma situação confusa, desenvolver novas compreensões e estabelecer construtos que facilitem lidar com problemas complexos, enquanto a capacidade reprodutiva inclui o domínio, a lembrança e a reprodução de materiais que constituem uma base cultural de conhecimentos …

O que é o teste de Bender?

O Bender é um teste de cópia de desenhos, usado e reconhecido internacionalmente, para avaliação de crianças e adultos, cujo objetivo é analisar a maturidade perceptiva, a deterioração neurológica e o ajustamento emocional (RUEDA; SUEHIRO; SILVA, 2008).

Qual a finalidade do Teste TAT?

O Teste de Apercepção Temática – TAT tem por objetivo identificar impulsos, emoções, sentimentos e conflitos marcantes da personalidade. Adolescentes e adultos sendo utilizado mais frequentemente na faixa dos 14 aos 40 anos de idade.

O que é um teste de atenção?

Teste de atenção contratada (AC) é um método psicológico que mede a capacidade que um indivíduo tem de se concentrar em algo mesmo estando sob pressão.

Qual o objetivo do teste r2?

O R-2 avalia o fator g (fator geral) da inteligência, proposto por Spearman. O seu material é composto por 30 pranchas com figuras coloridas, identificadas como itens, a serem apresentadas uma de cada vez à criança.

Quais são os testes de personalidade mais usados?

Quais os tipos de testes psicológicos utilizados em processo seletivo?

  • Questionário de Avaliação Psicológica (QUATI) …
  • Inventário de Administração de Tempo (ADT) …
  • Teste de Raciocínio Lógico ou Teste de Bateria Fatorial de Personalidade (BPR) …
  • Teste de Atenção Concentrada (AC) …
  • Palográfico. …
  • Teste Não Verbal de Inteligência.

O que significa fator G?

O fator g é um constructo psicométrico e psicológico que descreve um conjunto de fenômenos que estão associados com os resultados do funcionamento mental humano. É uma idéia abstrata, latente.

O que é o teste beta 3?

O Teste Não Verbal de Inteligência Geral – BETA III tem por objetivo a avaliação da inteligência, mais especificamente a capacidade para resolver problemas novos, relacionar ideias, induzir conceitos abstratos e compreender implicações e avaliar a velocidade de processamento.

Como avaliar o teste de TDAH?

Procure um psiquiatra, psicólogo ou neuropsicopedaogogo especializado em TDAH e desafios relacionados se quiser ser avaliado para TDAH. No caso de crianças e adolescentes, o pediatra pode fazer um pré-diagnóstico, mas mesmo assim é provável que ele a encaminhe para um neuropsicólogo.

Como avaliar o teste de Rorschach?

A determinante

Durante o teste é preciso verificar o que mais chamou a atenção do analisado em relação ao que viu. Por isso que se avalia o aspecto importante no borrão para ele. Isso pode vir através da forma, a impressão de movimento, a cor ou outras características como o tamanho.

Como deve ser aplicado o Teste HTP?

A administração do HTP consiste em, no mínimo, duas fases. A primeira é uma fase não-verbal, na qual o psicólogo entrega três folhas de papel em branco, lápis e borracha ao examinando, e solicita a realização de três desenhos: uma casa, uma árvore e uma pessoa.

Como aplicar o teste Pfister?

A aplicação desse teste consiste em pedir para que o participante preencha a pirâmide usando as cores que quiser, de modo que esta fique bonita. Então é apresentado um cartão de cada vez e após terminado os três é solicitado para que a pessoa diga qual a pirâmide que mais gostou e qual menos gostou.

Que faz teste de TDAH?

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Quais os testes para avaliar TDAH?

Os instrumentos que comumente utilizados no diagnóstico do TDAH são: a entrevista, as escalas Weschler (WISC-III ou WAIS III), as técnicas grafo-projetivas, o Bender, Escala Benzick, os critérios do DSM IV e em alguns casos a lista de REY.

Como é feito o teste WISC IV?

O teste Wisc IV é aplicado por uma psicóloga e consiste em subtestes que identificam a capacidade intelectual por meio de uma escala quantitativa de inteligência (Q.I.).