5 mins read

O que é o tiflossole e qual a sua função?

Qual é a função do tiflossole?

Apresentam tiflossole (prega intestinal) que tem como função, aumentar a área de absorção do intesti- no. As sanguessugas possuem ventosas por onde sugam o sangue de ver- tebrados, sendo ainda necrófagas e predadoras de minhocas.
Em cache

Qual a função da válvula espiral presente no tubarão?

A digestão é extracelular, no compartimento chamado de estômago, e a absorção de nutrientes ocorre no intestino, composto por uma válvula espiral que aumenta a superfície de absorção de nutrientes nos tubarões.

Quem tem tiflossole?

O tiflossole é uma invaginação medianodorsal do trato digestório de alguns animais, como minhocas. Nas minhocas, ele está presente na região mediana do trato digestório e, menos frequentemente, no reto.

Qual é o nome do filo da minhoca?

AnelídeoMinhoca / Filo

A minhoca-da-terra é um animal invertebrado, sem patas, e pertencente ao Filo dos Anelídeos. Caracterizam-se pelo seu corpo cilíndrico, alongado e dividido em anéis.

Para que serve o Operculo dos peixes?

Estrutura presente nos peixes ósseos responsável pela proteção das brânquias.

Qual a função cecos Pilóricos?

Suas características histológicas e histoquímica (composição química) são semelhantes às do intestino adjacente, sugerindo que os cecos pilóricos sirvam para aumentar a superfície intestinal sem aumentar o comprimento ou espessura do intestino.

Qual a função do casulo da minhoca?

O casulo possibilitará o processo de liberação dos óvulos que serão fecundados pelos espermatozóides armazenados nos receptáculos seminais. Essa fecundação, por ocorrer nesses casulos de muco, é considerada uma fecundação EXTERNA.

Como se chama a parte de baixo da minhoca?

As minhocas apresentam ainda uma região no corpo que se assemelha a um colar. Essa região é chamada de clitelo e geralmente apresenta uma coloração mais clara. O clitelo será responsável por formar um casulo após o processo de reprodução.

Qual é a cor do sangue da minhoca?

vermelho

O sistema circulatório é fechado, com uma grande rede de vasos muito finos sob a pele, os capilares, para a troca de gases com o ambiente. O sangue das minhocas é vermelho, por causa da hemoglobina, o mesmo pigmento encontrado nos glóbulos vermelhos dos vertebrados.

Dá para comer minhoca?

— Rica em proteína, vitaminas e sais minerais, a minhoca já vem sendo consumida pelo homem há milhares de anos, na forma de farinha, como ingredientes de sopas, em receitas de doces e assados — diz a nutricionista Izabela Freitas.

Porque peixe abre e fecha a boca dentro d’água?

Isso porque a bomba bucal exerce uma pressão, captando a água e enviando para a cavidade opercular, onde esta cavidade suga a água. Durante a respiração, o peixe abre a boca fazendo com que mais água entre, já que a pressão diminui.

Porque as sardinhas nadam em cardumes?

É justamente para se defender contra predadores que os peixes se reúnem em cardumes, grupos que têm, como principal característica, a sincronia de movimentos ao nadar.

Para que serve o baço do peixe?

É um órgão tubular que serve de passagem entre a cavi- dade oro-branquial e o estômago.

Quanto tempo a comida fica no intestino grosso?

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

O que sai de dentro do casulo?

Dentro do casulo o tecido da pupa é todo rearranjado formando o inseto adulto, a mariposa. Após 13 dias, em média, a mariposa emerge do casulo, através de um orifício produzido na sua estrutura. Figura 8 – Estágio adulto (mariposa) do ciclo de vida de B. mori e casulo.

Qual é o masculino de minhoca?

AdjetivoEditar

Singular Plural
Masculino minhocas minhocas
Feminino
Comum aos dois géneros/gêneros

O que as minhocas fazem quando chove?

As minhocas permanecem em túneis que escavam no solo. Quando chove muito, elas sobem até a superfície.

Qual é o tempo de vida de uma minhoca?

O tempo de vida de uma minhoca varia entre dez e 12 anos. Entretanto, no ambiente selvagem, as minhocas costumam viver no máximo até uma ou duas estações do ano devido à sua suscetibilidade a uma ampla gama de predadores.