6 mins read

O que é o tratamento odontológico?

O que é um tratamento odontológico?

São técnicas indicadas para diferentes quadros clínicos que afetam áreas e tecidos distintos da boca. Sendo assim, na manifestação de algum sintoma, o ideal é procurar um dentista especializado nos problemas que atingem essa estrutura.
Em cache

Quais os tipos de tratamentos dentários?

Quais os principais procedimentos de estética dental?

  1. Clareamento Dental. …
  2. Implantes dentários e próteses. …
  3. Facetas de porcelana. …
  4. Lentes de contato para dentes. …
  5. Botox. …
  6. Encurtamento ou alongamento da gengiva. …
  7. Bichectomia.

Qual a importância do tratamento odontológico?

Atendimento odontológico adequado também pode ajudar a evitar a cárie dentária. Isso não só previne cáries, mas também evita a perda de dentes em longo prazo. Os cuidados básicos e regulares podem ajudar você a economizar no futuro.
Em cache

O que esperar de um tratamento odontológico?

Profilaxia e limpeza dos dentes

As revisões quase sempre incluem uma limpeza geral dos dentes. O dentista usará instrumentos especiais para raspar a região do dente localizada abaixo da linha da gengiva, removendo placa e tártaro que podem causar gengivite, cáries, mau hálito e outros problemas.

Como se chama tratamento de dentes?

Pulpotomia: Remoção da parte da polpa do dente decíduo que fica na coroa dentária, permanecendo a polpa da raiz. Tratamento Endodôntico de Dente Decíduo: Tratamento de canal em dentes decíduos(de leite). Exodontia de Dente Decíduo: Extração de dente decíduo (de leite).

Como iniciar um tratamento dentário?

6 Passos para iniciar um Tratamento Dentário

  1. Marcar Avaliação. A primeira coisa a fazer é agendar uma avaliação. …
  2. Listar e Contar suas necessidades ao doutor. …
  3. Fazer Raio-x e Exames. …
  4. Escutar o Diagnóstico e entender a Solução, que será seu Plano de Tratamento. …
  5. Conhecer e compreender os riscos. …
  6. É hora de começar.

Quanto tempo dura o tratamento odontológico?

Como citamos anteriormente, não existe um tempo padrão. Existem inúmeros fatores a serem considerados e usar amigos e conhecidos como parâmetro não é a melhor opção. No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses.

Como chama tratamento de cáries?

Restauração. Trata-se do procedimento feito pelo dentista para tratar o dente com cárie e fazer com que ele volte à sua forma e condição normal. O profissional primeiro remove a parte deteriorada, limpa a área atingida e, então, preenche a cavidade.

O que é plano de tratamento?

O plano de tratamento inclui a criação de uma sequência que se inicia com a explicação detalhada do procedimento para o paciente, apresentando os benefícios, os cuidados, os eventuais riscos e as possíveis intercorrências.

Qual o valor de um aparelho dentário?

Quanto custa um aparelho ortodôntico

Os valores para colocar aparelho ortodôntico variam de clínicas e profissionais. Assim, contando com os exames, o aparelho chega a custar, no mínimo, R$700 reais.

Por que o dentista lixa os dentes?

Desgastes interproximais são indicados quando a falta de espaço na arcada não é tão grande que justifique extrações dentárias. Em vez de extrair dois pré-molares e criar um espaço de 8 mm de cada lado, pode-se reduzir a largura de alguns dentes obtendo dois a três milímetros, por exemplo.

Qual é a principal causa da cárie?

A falta de uma correta e regular escovação (pelo menos a cada refeição), acompanhada pela falta de limpeza feita com fio dental, permite que os resíduos de açúcar e carboidratos fiquem depositados em toda a boca, servindo de nutrição para as bactérias que causam as cáries e placas bacterianas (conhecidas também por …

O que causa a cárie no dente?

A cárie é uma destruição dos tecidos calcificados do dente. Isso significa que o esmalte, a dentina e o cemento são atacados por ácidos produzidos por bactérias que estão na sua boca. Com o tempo, o acúmulo desses ácidos é maior do que os dentes podem suportar, levando ao aparecimento das cáries.

Qual é o tipo de tratamento?

tratamento

  • tratamento causal. Tratamento dirigido contra a causa ou o agente que provocou a doença.
  • tratamento cirúrgico. Tipo de tratamento especialmente realizado por métodos cirúrgicos.
  • tratamento conservador. …
  • tratamento de prova. …
  • tratamento dietético. …
  • tratamento empírico. …
  • tratamento específico. …
  • tratamento expectante.

Quais são as etapas de um plano de tratamento odontológico?

Para isso, separamos o planejamento em 4 partes: anamnese, consulta inicial, diagnóstico, plano de tratamento. Falaremos sobre cada uma dessas etapas individualmente a seguir.

É possível colocar aparelho pelo SUS?

Aparelhos ortodônticos estão no SUS.

Quanto tempo tem que ficar com aparelho nos dentes?

No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.

É possível recuperar o esmalte dos dentes?

É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.