5 mins read

O que é o triângulo de Calot?

O que é ducto de luschka?

O ducto de Luschka é uma alteração anatômica que não é facilmente identificada nos exames de imagens pré-operatórios. O conhecimento da anatomia e da possibilidade de encontrar essa estrutura anatômica propicia maior segurança no procedimento cirúrgico.

Onde se localiza o colédoco?

O colédoco termina na segunda parte do duodeno, numa dilatação da parede duodenal conhecida como ampola de Vater ou papila maior, onde também termina o ducto que drena as secreções do pâncreas.

Qual o tamanho normal do colédoco?

O diâmetro considerado normal de um colédoco é de até 6 mm. Em pacientes mais idosos, o colédoco normal pode ter um diâmetro maior.

O que é artéria cística?

Artéria que nasce na artéria hepática comum e vai irrigar a vesícula biliar. Designação dos vasos sanguíneos onde o sangue circula desde os ventrículos do coração para os órgãos… Também designada sigmoide, é uma válvula que se encontra na base das artéria aorta e artéria pulmona…

O que é linfonodo de Mascagni?

Um marco anatômico utilizado para identificar a artéria cística é o linfonodo de Mascagni.

Onde fica o ducto de Wharton?

O principal ducto excretor das glândulas submaxilares é o ducto de Wharton, que se abre na parte debaixo da língua.

Qual é a função do colédoco?

O ducto colédoco é formado pela união do ducto hepático comum – que deriva da junção do do ducto hepático direito e esquerdo – ao ducto cístico. Tem como função o transporte da bile para o duodeno, e, por isso, durante muito tempo recebeu a denominação de ducto biliar.

O que é a ampola de Vater?

A ampola de Vater (AV), também denominada papila duodenal maior, é uma estrutura mamilar situada na parede póstero-medial da segunda porção do duodeno, a qual dificilmente é acometida por neoplasias malignas.

Qual exame detecta pedra no colédoco?

O diagnóstico da coledocolitíase pode ser feito pela ultrassonografia de abdome. Nos casos em que há dúvida diagnóstica, outros exames disponíveis são: colangioressonância magnética, eco endoscopia ou ultrassom endoscópico.

O que é uma dilatação cística?

A dilatação cística de via biliar é uma doença rara e de origem incerta. É diagnosticada mais frequentemente em crianças, porém sua inci- dência vem aumentando em adultos.

O que significa dilatação cística?

A dilatação cística do ducto colédoco tem como apresentação clínica a tríade de sinais e sintomas composta por dor abdominal, massa palpável e icterícia(1). O diagnóstico preciso é dificultado pelo fato de essa tríade se apresentar apenas em um terço dos pacientes(2).

O que é linfonodo de Hodgkin?

Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.

O que é a árvore biliar?

Vias biliares, trato biliar ou árvore biliar, é o termo médico para referir-se ao sistema responsável por produzir, armazenar e secretar bile. É composto pelos ductos hepáticos, ducto cístico, ducto biliar comum e a vesícula biliar.

Qual o órgão que produz a saliva?

As glândulas salivares são tecidos especializados na produção e secreção de saliva, que lubrifica a boca e a garganta, contém enzimas que dão início ao processo de digestão dos alimentos, contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a prevenir infecções.

Qual é a glândula que produz mais saliva?

As glândulas submandibulares são encontradas logo abaixo da mandíbula em ambos os lados do pescoço. Pesam cerca de 10g, produzem a maior parte da saliva (cerca de 60%). As glândulas sublinguais ficam abaixo de cada lateral da língua, dentro da cavidade oral.

Qual o órgão produz a bile é onde é armazenada?

vesícula biliar

A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.

O que é sinal de Courvoisier?

O sinal de Courvoisier é um sinal médico que define a presença de icterícia e de uma vesícula biliar distendida sem a presença de dor. É um forte indicativo de câncer pancreático (principalmente periampular), e pode ser usado para distinguir o câncer pancreático da colecistite aguda ou coledocolitíase.

Qual é o órgão que produz a bílis?

fígado

A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.