6 mins read

O que é o vinil na química?

O que é um vinil química?

Etenil(a,o) ou vinil(a,o) é um radical derivado do hidrocarboneto eteno (CH2=CH2) pela retirada de um átomo de hidrogênio. O nome "vinil" deriva da palavra "vinho", através do álcool vinílico.

Que tipo de material é o vinil?

O vinil, ou policloreto de vinil, é um tipo de plástico conhecido popularmente também como PVC, que provém do nome em inglês do material, Poyvinyl Chloride. O material é feito em partes de cloro e eteno, um derivado de petróleo.

Qual a função do vinil?

Vinil é o material adesivo mais disponível em gráficas rápidas. O vinil tem uma grande vantagem para a gráfica rápida. Pode ser utilizado com impressoras plotters de grandes formatos, sendo o material ideal para grandes faixas adesivas ou adesivação de fachadas e veículos.

Em que é usado o cloreto de vinila?

O principal uso é na produção da resina policloreto de vinila (PVC) para fabricação de tubos e outros plásticos, como revestimento e na manufatura de solventes clorados.

Quais os tipos de vinil?

No mercado gráfico, existem vários tipos de adesivo vinil, sendo os mais comuns em vinil branco, vinil fosco e vinil transparente e, por incrível que pareça, alguns podem ter resultados bastante diferentes um do outro na hora da impressão.

Como é feito o vinil?

A prensa aperta o molde de metal sobre a bolota de vinil com força e temperatura extremamente elevadas. O vinil se transforma em um disco, no qual o alto-relevo do molde é impresso enquanto sulcos. Nesses sulcos, está toda a informação de música que depois será captada pela agulha de algum toca-discos.

Onde se usa vinil?

O vinil adesivo vem sendo bastante utilizado em diversas atividades, principalmente na comunicação visual e na decoração de espaços. Sendo assim, ele é muito usado em impressões digitais e pode ser visto em empresas, caminhões e até mesmo em casas.

Onde é encontrado policloreto de vinila?

O PVC é o polímero de adição policloreto de vinila, que na forma rígida é usado principalmente em dutos e tubos para água e esgoto.

Onde é encontrado o PVC?

O PVC é um plástico derivado do sal e petróleo e possui uma gama de aplicações que envolvem uma série de produtos, desde embalagens até fios e cabos, mangueiras, perfis de janelas e laminados. O principal mercado é o de tubos e conexões para construção civil e distribuição de água potável e coleta de esgoto público.

Como é feito vinil?

Descubra como é feito um disco de vinil

As faixas de música são cortadas, com furos microscópicos, em um disco mole de acetato de celulose, uma substância parecida com esmalte. Depois, o disco é metalizado e usado para prensar várias cópias em vinil derretido.

Para que serve o policloreto de vinil?

Esse PVC plastificado é usado em couro sintético, fraldas para bebês, cortinas, toalhas de mesa, cortinas de chuveiros, pisos, pipas, bandejas de refeições, revestimentos de fios e cabos elétricos, películas para embalar alimentos, mangueiras de jardim, brinquedos, forração de móveis e estofamento de automóveis.

O que significa policloreto de vinila?

O policloreto de vinilo, cuja sigla é PVC, consiste num plástico que se obtém por polimerização do cloreto de vinilo (CH2=CHCl). A fórmula geral do PVC é (CH2-CHCl)n. É um termoplástico, tenaz e rígido (PVC rígido), mas pode tornar-se flexível e elástico mediante a adição de plastificantes (PVC plastificado).

Qual é a matéria prima do PVC?

Dois recursos naturais – sal e petróleo ou gás natural – são a base para a fabricação do PVC. Do refino do petróleo obtém-se o etileno. Por eletrólise de uma mistura de água e sal, que é a reação química pela passagem de corrente elétrica, obtém-se o cloro e a soda cáustica.

Qual a composição química do PVC?

O PVC contém, em peso, 57% de cloro, obtido através da eletrólise do sal marinho (um recurso natural inesgotável) e 43% de eteno, derivado do petróleo. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura).

O que é feito o PVC?

O PVC contém, em peso, 57% de cloro, obtido através da eletrólise do sal marinho (um recurso natural inesgotável) e 43% de eteno, derivado do petróleo. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura).

Qual é a fórmula química do PVC?

Policloreto de vinila

Policloreto de vinila Alerta sobre risco à saúde
Fórmula molecular (C2H3Cl)x
Densidade 1,38–1,40 g/cm3
Ponto de fusão decompõe-se > 180 °C
Solubilidade em água praticamente insolúvel

Quem é o PVC química?

O PVC faz parte da família dos polímeros clorados (aqueles que contêm o elemento cloro em sua cadeia polimérica) e é composto por 57% de cloro (Cl) e 43% de eteno, em massa.

Qual a fórmula química do PVC?

Policloreto de vinila

Policloreto de vinila Alerta sobre risco à saúde
Número CAS 9002-86-2
Propriedades
Fórmula molecular (C2H3Cl)x
Densidade 1,38–1,40 g/cm3