6 mins read

O que é obesidade redação?

O que é obesidade texto pequeno?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Como fazer uma conclusão sobre obesidade?

A obesidade aumenta o risco para o desenvolvimento de diversas doenças, tanto físicas como psicológicas, com impacto na qualidade de vida. É importante controlar o peso e combater a obesidade, mas a estratégia mais simples e mais eficaz é não deixar que o excesso de peso se instale.

Como fazer uma introdução sobre obesidade?

A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode atingir graus capazes de afectar a saúde. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma razão simples entre o peso e a altura que é frequentemente usada para classificar a obesidade em adultos.

Como acabar com a obesidade redação?

Para combater a obesidade obesidade, é preciso que o governo invista na educação alimentar desde o ensino básico, que apontem aponte os benefícios de uma dieta balanceada e saudável, e que mostre os riscos de uma alimentação que a à primeira vista pode ser muito tentadora, mas que trará malefícios ao longo dos anos.
Em cache

Como falar de obesidade?

Obesidade é uma doença crônica, a qual se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. É considerada fator de risco para uma série de outros problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer. Uma dieta desbalanceada e o sedentarismo estão relacionados com o desenvolvimento dessa doença.

O que é obesidade introdução?

A obesidade é uma doença crônica grave que apresenta como principal característica o acúmulo exagerado de gordura corporal, responsável por comprometer a saúde do indivíduo. Esse acúmulo pode ser resultado, por exemplo, de um consumo excessivo de calorias e/ou falta de exercícios físicos.

Como falar da obesidade?

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

Por que a obesidade é um problema?

A obesidade é fator de risco para outras enfermidades, como: doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. Isso sem falar da maneira como o problema é visto pela sociedade, podendo levar a estereótipos e discriminação.

O que falar sobre obesidade no Brasil?

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o Brasil apresenta cerca de 18 milhões de pessoas obesas, e, somando-se o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, sendo esse valor o dobro do que foi observado há três décadas.

Qual é o problema da obesidade no Brasil?

A obesidade é um problema crescente no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que 50,1% dos homens brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso; entre as mulheres, o número é de 48%. São considerados obesos 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres.

Como a obesidade afeta a saúde?

O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

O que é obesidade e quais são as suas consequências?

A obesidade é caracterizada como o excesso de gordura acumulada no corpo. O ganho de peso ocorre quando o consumo calórico é maior que seu gasto diário. Se esse comportamento é contínuo, há o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) — obtido pela divisão do peso pela altura ao quadrado de uma pessoa.

O que é obesidade e quais são as suas causas?

Cientificamente, a obesidade se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo. Ela é classificada como uma patologia crônico-degenerativa e inflamatória, que pode ocorrer em decorrência de má alimentação, fatores metabólicos, hormonais, genéticos e psicológicos, além do sedentarismo.

Qual é o principal causador da obesidade?

O que provoca o excesso de peso? As pessoas com maus hábitos alimentares comem demasiado açúcar e gordura. A gordura e o açúcar em excesso fornecem energia adicional. Se o nível de exercício físico não for suficiente para queimar toda esta energia, a gordura ingerida é armazenada sob a forma de gordura corporal.

Por que devemos evitar a obesidade?

No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública, acometendo cerca de 40% da população brasileira, o que aumenta o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado, entre outras.

O que é obesidade e como evitar?

A obesidade é resultado principalmente de uma dieta inadequada, com ingestão excessiva de calorias. Porém, outros fatores também podem estimular o desenvolvimento da obesidade, como a herança genética, problemas hormonais, sedentarismo e questões emocionais, como o estresse.

Por que a obesidade é um problema social?

Socialmente, a medicalização da obesidade definiu as pessoas obesas como “doentes” devido ao risco para sua saúde pessoal, o custo para a sociedade e a marginalização social. A obesidade continua sendo um assunto privado sem uma solução socialmente construída ou informada.

O que é obesidade e quais os riscos?

Obesidade é uma doença crônica, a qual se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. É considerada fator de risco para uma série de outros problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer. Uma dieta desbalanceada e o sedentarismo estão relacionados com o desenvolvimento dessa doença.