5 mins read

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

O que é um objeto direto e indireto exemplos?

Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).
Em cacheSemelhantes

O que é objeto direto e exemplos?

indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal. Ex.: Maria vendia doces. As crianças esperavam os pais. O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado.
Em cache

O que é um objeto indireto exemplos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Como identificar o objeto direto e indireto?

Quando o complemento – preposição – é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. Dessa forma, os verbos transitivos diretos não necessitam ser complementados com preposição. Convidei meus colegas para o aniversário.
Em cache

Como identificar objeto indireto exemplos?

“Pedro gosta de quê?” Pedro gosta de chocolate. Assim, o complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos é chamado de objeto indireto.

Como identificar o objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é representado principalmente por substantivos, por pronomes e por orações subordinadas substantivas objetivas indiretas. Objeto indireto representado por um substantivo: Eu duvidei da opinião do garoto. O aluno respondeu à pergunta da professora.

Quais perguntas fazer para saber se é objeto direto ou indireto?

Para identificar, perguntamos ao verbo: “Gosta de que?” e a resposta é o complemento verbal objeto indireto. Elisangela acredita em Deus — o objeto indireto aqui se liga ao verbo acreditar, porque a crença se deposita em algo ou em alguma coisa. Confiar em todos é uma escolha.

Como identificar o objeto direto em uma frase?

O objeto direto é o complemento de um verbo transitivo. Ele é ligado a esse verbo de forma direta, ou seja, sem preposição. Assim, completa o sentido de verbos transitivos diretos e indiretos.

O que é o objeto direto?

O objeto direto é sintaticamente classificado como complemento de um verbo transitivo direto. Pode ser preposicionado ou não. Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal.

Como saber o que é objeto direto?

O que é objeto direto? O objeto direto é o complemento de um verbo transitivo. Ele é ligado a esse verbo de forma direta, ou seja, sem preposição. Assim, completa o sentido de verbos transitivos diretos e indiretos.

Como explicar objeto direto?

Objeto direto é um termo integrante da oração e atua como complemento de um verbo transitivo. Assim, é unido a ele de maneira direta (sem preposição). Podem exercer esse papel o substantivo ou um vocábulo substantivado, os pronomes oblíquos e o pronome substantivo.

Como saber se o verbo e direto ou indireto?

O complemento do verbo transitivo direto não é regido de preposição. Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição.

O que é objeto direto do verbo?

O objeto direto é sintaticamente classificado como complemento de um verbo transitivo direto. Pode ser preposicionado ou não. Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal.

O que é verbo indireto exemplos?

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

Como encontrar o objeto direto de uma frase?

Objeto direto preposicionado

O objeto direto pode vir precedido da preposição a quando o verbo expressa sentimentos e o objeto direto se refere: a um pronome oblíquo tônico: Ele ama a mim. a um substantivo próprio: Eles elogiaram a Pedro. a um pronome indefinido: Eles conseguiram ofender a todos.

Como identificar indireto?

O objeto indireto completa o sentido de um verbo transitivo indireto, necessitando de uma preposição para estabelecer regência verbal. Para o identificar na oração, devem ser feitas as perguntas de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem? ao verbo.

Quando o verbo é direto e indireto?

Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos. Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.