5 mins read

O que é objeto indireto é um exemplo?

O que é objeto direto e indireto exemplo?

Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).
Em cacheSemelhantes

Quais os objetos indiretos?

É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.
Em cache

O que é o objeto direto exemplos?

indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal. Ex.: Maria vendia doces. As crianças esperavam os pais. O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado.
Em cache

Como identificar objeto indireto e indireto?

O objeto indireto é representado principalmente por substantivos, por pronomes e por orações subordinadas substantivas objetivas indiretas. Objeto indireto representado por um substantivo: Eu duvidei da opinião do garoto. O aluno respondeu à pergunta da professora.
Em cache

Como saber se é direto ou indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Como saber se o verbo e direto ou indireto?

O complemento do verbo transitivo direto não é regido de preposição. Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição.

Que pergunta fazer objeto indireto?

Objeto indireto

Indica o elemento ao qual se destina a ação verbal. Responde às perguntas de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem?.

O que é verbo transitivo direto exemplo?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

O que é um verbo transitivo exemplo?

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

Como classificar objeto direto e indireto?

Resumo sobre objeto direto

Outros tipos de objeto direto: preposicionado, pleonástico e interno. O objeto indireto também atua como complemento de um verbo transitivo, no entanto, está ligado a ele de forma indireta, ou seja, com uma preposição.

Quem pode ser objeto indireto?

O objeto indireto pode ser formado por substantivo, ou pronome substantivo, ou numeral, ou ainda, uma oração substantiva objetiva indireta. Em qualquer um desses casos, o traço mais importante e característico do objeto indireto é a presença da preposição. O objeto indireto pode ser representado por um pronome.

O que é um verbo transitivo indireto de um exemplo?

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.

Como identificar indireto?

O objeto indireto completa o sentido de um verbo transitivo indireto, necessitando de uma preposição para estabelecer regência verbal. Para o identificar na oração, devem ser feitas as perguntas de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem? ao verbo.

Como ensinar objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.

O que é verbo indireto exemplos?

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

Como identificar objeto indireto exemplos?

“Pedro gosta de quê?” Pedro gosta de chocolate. Assim, o complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos é chamado de objeto indireto.

Como identificar o objeto direto?

O objeto direto pode vir precedido da preposição a quando o verbo expressa sentimentos e o objeto direto se refere:

  1. a um pronome oblíquo tônico: Ele ama a mim.
  2. a um substantivo próprio: Eles elogiaram a Pedro.
  3. a um pronome indefinido: Eles conseguiram ofender a todos.