4 mins read

O que é Ogum Mege?

Como são os filhos de Ogum Megê?

São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.

Qual a linha de Ogum Megê?

Ogum Megê é o chefe da Quarta Falange da Sexta Linha (Ogum) dentro da Umbanda tradicional.
Em cache

Qual é a cor da guia de Ogum Megê?

Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé).
Em cache

O que é Megê na Umbanda?

Megê é um Falangeiro de Ogun e trabalha em vibração com Omulu. É grande guardião das almas e de sua morada, o cemitério. “Megê” é a falange de Ogun que atua nos campos de vibração da Direita e da Esquerda.
Em cache

Onde trabalha Ogum Mege?

Ogum Megê – atua sob a energia da Calunga pequena (cemitério) na calçada que o cerca, diretamente com as almas – Reino de Obaluaê.

O que leva no assentamento de Ogum Mege?

Na preparação de qualquer assentamento de orixá os rituais da sasanha, folha sagrada e água sagrada são imprescindíveis. Determinados assentamentos de ogum são preparados da mesma forma do ibá de Exu, embora o ato de sacralização seja diferente.

O quê Ogum Mege gosta?

Oferenda para Ogum Megê

Isso porque além de utilizar ingredientes bastante específicos, apesar de simples – que incluem manga, feijão fradinho, camarão e cerveja –, também é importante conhecer com propriedade a maneira de preparo exata das oferendas.

Qual o dia de Ogum Megê?

A Umbanda celebra o Dia de Ogum em 23/4.

Como agradar Ogum Megê?

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá.

Quais são as 7 ferramentas de Ogum?

As vezes são vistos em panela de ferro, alguidar, panela de barro, ou recipientes de metal como cobre, alumínio e bronze, todavia sempre com artefatos do metal ferro,(martelo, foice, espada, torquês, pá, picareta, facão), no mínimo de sete ferramentas e no máximo de vinte e uma.

Qual a cerveja que Ogum gosta?

Diário – Qual é a oferenda que deve ser feita para homenagear Ogum? Everton – Uma bandeja com cerveja branca e uma costela assada sem sal e com sete ossos.

Qual é o Exu de Ogum?

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Qual é o animal de Ogum?

Cachorro – o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio – pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos – por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.

Qual a fruta que Ogum gosta?

Mais informações sobre Ogum

Frutas: Abacaxi, laranja, uva rubi, goiaba vermelha, pitanga,abacate, manga, limão cravo, romã, gengibre e melancia. Pedras: Rubi, Granada, Sodalita, Cianita azul e pedras azul escuras e vermelhas.

Quem é a Pomba Gira de Ogum?

A Pomba Gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a "orixá do trono do desejo e dos estímulos". É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu — orixá guardião do comportamento humano, das casas e das aldeias.

Quais são as 7 falanges de Ogum?

Qualidades de Ogum na Umbanda:

  • Ogum Matinata.
  • Ogum Beira-Mar.
  • Ogum de Lei Ogum Yara.
  • Ogum Malê ou Malei.
  • Ogum Megê
  • Ogum Rompe-Mato.
  • Ogum Sete-Espadas.
  • Ogum Sete-Ondas.

Quem tem Ogum como protetor?

Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com …

Qual é o Exu na linha de Ogum?

Z. Zé Pelintra – é um mestre do catimbó que se manifesta na Umbanda na força de Logunan, Oxalá e Ogum.