3 mins read

O que é ontologia na ciência da informação?

O que é ontologia na Ciência?

Ontologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza do ser, da existência e da própria realidade. A Ontologia é classificada na filosofia como o ramo geral da metafísica (diferente da cosmologia, psicologia e teologia, que são ramos específicos), pois se ocupa dos temas mais abrangentes e abstratos da área.
Em cacheSemelhantes

O que é ontologia TI?

A ontologia, no contexto da tecnologia e ciência da computação, é uma linguagem específica com a qual é possível transformar informações em afirmações, para que informações de diferentes naturezas possam se comunicar entre si.

O que é conhecimento ontológico?

Ontológico é um adjetivo que define tudo que diz respeito à ontologia, ou seja, que investiga a natureza da realidade e da existência. Diz-se que algo é ontológico quando, do ponto de vista filosófico, aborda questões relacionadas ao ser. Assim, o adjetivo pode se referir a afirmações, perguntas, características, etc.

Quais são os três tipos de ontologia?

3.2.3 Tipos de Ontologias

ontologias leves; 2) ontologias de domínio vs. ontologias de tarefa. As ontologias leves (lightweight ontologies) são aquelas que não se preocupam em definir detalhadamente cada conceito representado.

O que é ontologia exemplo?

Ontologia é um ramo da filosofia que lida com a natureza e a organização do ser. Esse termo foi introduzido por Aristóteles em Metafísica, IV, 1. No contexto da pesquisa em “ontologia”, filósofos tentam responder as questões “O que é um ser?” e “Quais são as características comuns de todos os seres?” (Maedche, 2002).

Por que estuda a ontologia?

Considerada em qualquer de seus aspectos, uma ontologia possui a função de fornecer uma forma de organização dos seres e as coisas, o mundo, a realidade, o conhecimento. Até a última década do século XX, ontologia era considerada primariamente uma disciplina da Filosofia.

Quais são os princípios ontológicos?

Por princípios ontológicos, entende-se aqui o conjunto de subteorias adotadas na metafísica para fundamentar o entendimento da realidade, como por exemplo, a teoria do todo-parte, a teoria da identidade, dentre outras (MUNN; SMITH, 2008).

Qual ramo da Ciência e a ontologia?

Metafísica

Na Filosofia, ontologia é então um ramo da Metafísica que diz respeito às quais categorias de entidades existem e estão relacionadas (LOWE, 2007).

Qual ramo da ciência e a ontologia?

Metafísica

Na Filosofia, ontologia é então um ramo da Metafísica que diz respeito às quais categorias de entidades existem e estão relacionadas (LOWE, 2007).

Qual é a importância da ontologia?

A ontologia define as regras que regulam a combinação entre os termos e as relações. As relações entre os termos são criadas por especialistas, e os usuários formulam consultas usando os conceitos especificados. Uma ontologia define assim uma “linguagem” (conjunto de termos) que será utilizada para formular consultas.