5 mins read

O que é oração subordinada adjetiva explicativa exemplos?

Quais são as orações subordinadas adjetivas explicativas?

As orações subordinadas adjetivas explicativas são apresentadas entre vírgulas e agregam, por meio de explicação, informações e qualidades a um termo presente na oração principal. Outros tipos de orações subordinadas são: substantivas e adverbiais.
Em cache

Como identificar oração subordinada explicativa?

Ao colocar a frase sem vírgulas, há uma oração subordinada adjetiva do tipo restritiva, que define qual grupo de pessoas devem ser punidas. Porém se escrevermos a mesma frase com a subordinação entre vírgulas, então surge uma oração explicativa: “as pessoas, que são preconceituosas, devem ser punidas”.

Em qual das alternativas Há uma oração subordinada adjetiva explicativa?

A única alternativa que possui uma oração subordinada adjetiva explicativa é: a) ( ) Lá no porto estava um navio que apitava.

Quais são as orações subordinadas adverbiais exemplos?

As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: porque, que, como, pois que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, etc. Exemplos: Não fomos à festa, pois estava chovendo muito. Ele não foi à escola hoje, porque estava doente.

O que é uma oração adjetiva explicativa?

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.

Qual a diferença entre aposto explicativo é oração subordinada adjetiva explicativa?

Oração Subordinada Adjetiva Explicativa:

É a oração que funciona como aposto explicativo. É sempre iniciada por um pronome relativo e, da mesma maneira que o aposto explicativo, é separada por vírgulas, dois pontos, parênteses ou travessões. É mais comum o uso de vírgulas.

Como saber se a frase é explicativa?

e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois). Ela estava comemorando, porque foi aprovada.

Qual a diferença entre oração subordinada adjetiva explicativa e aposto?

Não confunda com a oração subordinada adjetiva explicativa, que também funciona como aposto, mas que tem como função complementar o sentido de um substantivo anterior, e não da oração anterior. Por exemplo: A vaca, que para os hindus é um animal sagrado, para nós é sinônimo de churrasco.

Como saber se é oração subordinada substantiva ou adjetiva?

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem função de adjetivo. São classificadas em: explicativa e restritiva. Oração subordinada adjetiva explicativa – Explica o termo antecedente. Exemplo: A África, que é o terceiro maior continente, tem um alto índice de pobreza.

O que é oração subordinada e exemplos?

As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio. São classificadas em causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais e proporcionais. Oração subordinada adverbial causal – Exprime a causa. Exemplo: Já que está nevando, ficaremos em casa.

Quais são os três tipos de orações subordinadas?

Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais.

Qual a diferença entre oração subordinada adjetiva explicativa e aposto explicativo?

Não confunda com a oração subordinada adjetiva explicativa, que também funciona como aposto, mas que tem como função complementar o sentido de um substantivo anterior, e não da oração anterior. Por exemplo: A vaca, que para os hindus é um animal sagrado, para nós é sinônimo de churrasco.

Como usar vírgula explicativa?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Como identificar aposto Especificativo?

O aposto especificativo individualiza um substantivo de sentido genérico, prendendo-se a ele diretamente ou por meio de uma preposição, sem que haja pausa na entonação da frase: Por Exemplo: O poeta Manuel Bandeira criou obra de expressão simples e temática profunda. A rua Augusta está muito longe do rio São Francisco.

Para que serve o aposto explicativo?

O aposto acompanha um substantivo, um pronome ou um verbo de uma oração. Esse termo acessório da oração é usado para explicar, especificar, comentar ou identificar algo ou alguém: A água, recurso indispensável para a sobrevivência, está cada vez mais escassa.

O que é explicativa exemplos?

Conjunções explicativas exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções explicativas: Estude, porque é importante! Siga corretamente a receita, assim conseguirá preparar o prato.

Quais são as palavras explicativas?

As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

Quais são os tipos de aposto?

Há sete tipos de aposto, dependendo da maneira como organizam a informação que agregam ao elemento: explicativo, enumerativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo ou aposto de oração.