4 mins read

O que é osteotomia alvéolo palatina?

O que é osteotomia alveolar?

A cirurgia de osteotomia alveolar para impacção do bloco posterior de maxila é um procedimento cirúrgico comum da prática do cirurgião bucomaxilofacial, que permite restabelecer a distância entre os arcos, possibilitando, assim, a reabilitação protética.

O que é osteotomia em odontologia?

Osteotomia é o processo de remoção de osso de suporte que pode ser realizado com instrumentos rotatórios, ultrassónicos ou manuais.

Quando usar osteotomia?

Essa abordagem é indicada para pessoas com artrose leve, já que essa condição causa também o chamado joelho torto, seja para dentro ou para fora (valgo ou varo). O objetivo da osteotomia é a preservação do joelho, a partir da descompressão da área lesionada.

Como fazer uma osteotomia?

As osteotomias da mandíbula são feitas de maneira segura e intraoralmente, isso quer dizer que todo o procedimento é realizado pela parte de dentro da boca, evitando que o paciente fique com cicatrizes aparentes no rosto. O procedimento é realizado com o auxílio de uma máquina de rebarbas, serra ou piezo.
Em cache

Qual o tempo de recuperação da osteotomia?

A recuperação pós-cirúrgica é delicada e requer cuidado especial do paciente, pois há uma série de instruções para o bom resultado cirúrgico. A recuperação dura em torno de 3 a 6 meses e nesse período o paciente recebe instruções de como deve proceder para pisar com a perna operada e quais movimentos pode realizar.

Qual o significado de osteotomia?

nome feminino. [ Medicina ] Dissecção dos ossos. Origem etimológica:osteo- + -tomia.

Quais os tipos de osteotomia?

Os tipos mais comuns são a osteotomia de tíbia proximal (osso da canela) e osteotomia de fêmur distal (osso da coxa). O procedimento tibial proximal é adotado para aliviar a dor, melhorar a função e corrigir o alinhamento das pernas arqueadas.

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de osteotomia?

A recuperação dura em torno de 3 a 6 meses e nesse período o paciente recebe instruções de como deve proceder para pisar com a perna operada e quais movimentos pode realizar. O fisioterapeuta é sempre nosso grande aliado para a reabilitação do paciente, e seus trabalhos são iniciados já no primeiro dia após a cirurgia.

Qual o valor de uma cirurgia de osteotomia?

O valor da cirurgia de osteotomia é de R$ 123.140,00, podendo ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O que causa osteotomia?

A osteotomia é um procedimento cirúrgico que permite a correção do mal alinhamento dos membros inferiores. Diversas são as situações nas quais ela é indicada, por exemplo, fraturas, alterações congênitas, artrose ou desgaste natural do joelho que provocam o desalinhamento da articulação.

Quanto tempo dura a osteotomia?

Os resultados da osteotomia de joelho variam, mas geralmente duram cerca de 10 anos, quando, provavelmente, será necessária uma prótese de joelho.

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de osteotomia?

A recuperação dura em torno de 3 a 6 meses e nesse período o paciente recebe instruções de como deve proceder para pisar com a perna operada e quais movimentos pode realizar. O fisioterapeuta é sempre nosso grande aliado para a reabilitação do paciente, e seus trabalhos são iniciados já no primeiro dia após a cirurgia.

Quanto tempo dura uma cirurgia de osteotomia?

Além disso, uma osteotomia normalmente atrasa a necessidade de uma prótese total de joelho. Os resultados da osteotomia de joelho variam, mas geralmente duram cerca de 10 anos, quando, provavelmente, será necessária uma prótese de joelho.

Quem faz cirurgia de osteotomia?

Seu médico ortopedista deverá fazer uma avaliação precisa da alteração do eixo da perna para acompanhar a evolução do ângulo de alteração e, caso opte pela cirurgia, usará este ângulo para retirar ou adicionar a cunha óssea de correção do eixo da perna (membro inferior).