5 mins read

O que é Oyá na Umbanda?

Qual a diferença entre Oyá e Iansã?

Oyá, outro nome comum para Iansã, também está ligada ao mundo dos mortos. Através de um instrumento litúrgico, feito com rabo de cavalo, ela conduz a trilha que estabelece esse contato entre os que não estão mais vivos. Além disso, é esse mesmo orixá que prepara roupas especiais para os mortos, chamadas de egungum.
Em cache

O que quer dizer Oyá na umbanda?

Oyá é conhecida como a rainha dos raios, senhora das tempestades, rainha guerreira e esposa de vários Orixás, especialmente Orixá Xangô e Orixá Ogum. Mas esse reforço de guerra e força de Iansã é devido à demanda da diáspora.
Em cache

Qual entidade e Oyá?

Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios.

O quê Oyá gosta?

Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Em cache

Quem Iansã protege?

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Qual a saudação de Oyá?

A saudação em Yoruba. Oya Òrírì Arójú Bá Oko Kú. Iru Èniyàn Wo Ni Oyà Yí N Se, Se? Héèpà Héè, Oya ò!

O quê Iansã faz na vida das pessoas?

Iansã possui o domínio das tempestades e dos fenômenos climáticos, ela controla os ventos, as chuvas e os trovões. Por isso, durante as grandes chuvas, é muito propício a saudação para a deusa guerreira. Ela, porém, não possui o controle sobre os raios, já que esse elemento pertence ao seu esposo Xangô.

O que é um filho de Iansã não pode comer?

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Qual bicho representa Iansã?

Búfalo

Búfalo – representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

O que os filhos de Iansã não pode comer?

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

O que fazer para agradar Oyá?

Magia de Oyá Oníra para harmonia no amor:

Torre 250g de feijão fradinho no açúcar mascavo e coloque por cima das folhas. Compre 9 quindins e coloque por cima do feijão. Despetele por cima de tudo uma rosa cor-de-rosa e outra amarela. Arrie esta magia à beira de um rio fazendo os seus pedidos com fé a Oyá Oníra.

Como Iansã se manifesta?

Iansã, a Guerreira

Yabá dos ventos e tempestades, movimenta-se ora suave, ora arrebatador. É fiel às suas convicções. Uma guerreira que não foge às batalhas. Conhecer essa deusa causa impacto e muita admiração em função de seu poder.

O que Iansã gosta de beber?

Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

O que Iansã protege?

Iansã possui o domínio das tempestades e dos fenômenos climáticos, ela controla os ventos, as chuvas e os trovões.

Como saber se a entidade aceitou meu pedido?

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Qual o perfume que Iansã gosta?

Um dos perfumes que melhor representa a sensualidade de Iansã que posso indicar neste breve artigo é Allure Sensuelle de Chanel, com sua carga picante e sensual assim como o arquétipo de Iansã.

Onde deixar oferenda?

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa.

O que se pode pedir a Pomba Gira?

A primeira coisa necessária para se conectar com Pomba Gira é ter um objetivo claro e benéfico, pois, segundo Kélida, Pomba Gira que é Pomba Gira não vai praticar o mal a ninguém em troca de uma vela ou de um presente. É possível pedir ajuda com relação a amor, dinheiro, negócios, família e até saúde.