5 mins read

O que é Paratopia?

O que é a Paratopia criadora?

Nesse sentido, a Paratopia é caracterizada pela localização indefinida, paradoxal e fronteiriça entre um lugar e um não lugar que ocupa o autor, analisada a partir de suas produções discursivas literárias.
Em cache

Quais os elementos presentes no processo de Paratopia criadora?

Um dos fenômenos que nasce dessa imbricação é a paratopia, caracterizada pela localização indefinida, paradoxal e fronteiriça entre “um lugar” e “um não lugar” que ocupa o autor, levando-o a se posicionar e interferir em tal condição a partir de suas produções discursivas literárias.
Em cache

O que é um discurso literário?

Portanto, o discurso literário se caracterizaria pelo desvio da linguagem cotidiana, sendo que esta ênfase na des- automatização da percepção se dá pelo “procedimento de singularização dos objetos”, cuja função é oferecer novas informações sobre temas e objetos que integram a experiência co- tidiana, que, no entanto, …

Quais são os 4 discursos?

Poético; Retórico; Dialético; Lógico (Analítico).

Qual a linguagem utilizada na literatura?

A linguagem literária é forma de escrita utilizada na literatura, que se caracteriza por sua originalidade, riqueza de recursos expressivos e capacidade de criar efeitos estéticos e emocionais. É aquela encontrada nos livros e em demais textos artísticos, podendo, ou não, obedecer às normas e regras gramaticais.

Quais são as partes da retórica?

ETAPAS DO PROCESSO RETÓRICO E PARTES DO DISCURSO

Reboul (2004) nos mostra que o processo se decompõe em quatro partes pelas quais um orador passa para a composição de um discurso: invenção (heurésis; inventio); disposição (taxis; dispositio); elocução (lexis; elocutio); e ação (hypókrisis; actio).

O que é o discurso do mestre Lacan?

Nesse sentido, Lacan afirma que o discurso do mestre é o avesso da psicanálise. O contraponto do discurso do mestre é o discurso do analista; um se encontra no pólo oposto do outro. O agente, no discurso do analista, é o desejo inconsciente, um questionamento dos significantes mestres.

Como saber se é um texto literário?

Texto Literário:

  1. Linguagem conotativa (sentido figurado);
  2. Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);
  3. Presença da Função Emotiva (expressa sentimentos);
  4. Presença de figuras de linguagens;
  5. Musicalidade.

Como identificar um texto não literário?

O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

O que é ser uma pessoa retórica?

2. Que ou aquele que fala ou escreve segundo os preceitos da retórica. 3. [Depreciativo] Que ou aquele que fala muito e de modo artificial ou pomposo.

Onde a retórica é usada?

No Brasil, a retórica é frequentemente utilizada pelos políticos, principalmente em períodos eleitorais. Segundo Hannah Arendt, o discurso político tem por finalidade a persuasão do outro, quer para que a sua opinião se imponha, quer para que os outros o admirem.

O que é S1 e S2 em Lacan?

Resumo: Lacan utilizou letras em lugar de palavras para falar dos quatro discursos. Estas letras têm um código a ser decifrado: S1= significante mestre; S2= o saber; $= sujeito barrado; a= pequeno a, o mais-de-gozar. Os quatro discursos circulam em vários espaços.

Porque Lacan é difícil?

Por isso ler Lacan se torna difícil, pois quando dizemos que um sujeito tem que se responsabilizar por seu desejo, e lemos em Lacan que um sujeito é efeito de fala e não agente, que um sujeito não tem desejo, mas o desejo implica um sujeito (e isso não é o mesmo), tentamos rapidamente reformular o que lemos (sem …

O que não é literatura?

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

Qual é a linguagem do texto literário?

Linguagem conotativa (sentido figurado); Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);

Quais são os três principais gêneros literários?

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 – 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

Que tipo de linguagem é usada em textos não literários?

Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

Quais são os três tipos de retórica?

existam três géneros de discursos retóricos: o deliberativo 42, o judicial 43 e o epidíctico 44. Numa deliberação temos tanto o conselho como a dissua- são; pois tanto os que aconselham em particular como os que falam em público fazem sempre uma destas duas coisas.