3 mins read

O que é Patfest?

O que é Pat Fest?

Patfest: Andreas Kisser anuncia festival para celebrar a vida da esposa e arrecadar fundos para instituição. Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, anunciou um festival para celebrar a vida de sua esposa Patrícia Perissinoto, que faleceu em Julho, como te contamos por aqui.
Em cache

Qual é a função do PAT?

O PAT é um programa instituído pelo Governo Federal para incentivar as empresas a cuidarem da saúde nutricional dos colaboradores de baixa renda, ou seja, de quem ganha até cinco salários mínimos.

O que é o PAT e como funciona?

Como funciona o benefício? Resumidamente, o Programa de Alimentação do Trabalhador funciona conforme uma alíquota aplicada sobre o valor total utilizado para contribuir com a alimentação dos funcionários. Exemplo: sua empresa fornece R$ 100 mensais a cada um dos 10 funcionários em benefício alimentar.

Quais os benefícios do PAT para o trabalhador?

O PAT é um sistema que tem como objetivo melhorar a saúde alimentar e nutricional dos trabalhadores. Com isso, é possível melhorar a resistência física e a capacidade cognitiva dos colaboradores, gerando mais disposição para o trabalho e aumento da produtividade.

Quem o PAT atende?

O PAT, ou Programa de Alimentação do Trabalhador, trata-se de um programa muito importante por garantir uma assistência nutricional a todos os colaboradores que atuam em um ambiente empresarial.

Quais os benefícios do PAT para os funcionários?

Os benefícios que são regulamentados pelo PAT incluem o vale-alimentação, que permite que o funcionário adquira gêneros alimentícios em mercados e outros estabelecimentos do gênero, e o vale-refeição, que é usado para a compra de refeições prontas em restaurantes, padarias e lanchonetes.

O que a empresa ganha com o PAT?

Ao se cadastrar no PAT, a empresa garante a isenção de encargos sociais, como INSS e FGTS, sobre o valor do benefício. Além disso, quando cadastradas no PAT, os empregadores que optam pelo modelo de tributação Lucro Real ainda poderão deduzir até 4% do Imposto de Renda.

Quem tem direito a receber o PAT?

O PAT funciona como um benefício fiscal para qualquer empresa que tenha ao menos um trabalhador com vínculo empregatício e que: deve ser pré-pago; não tem natureza salarial; gera isenção dos impostos sociais (FGTS e INSS) sobre o valor gasto com a alimentação.

O que a empresa ganha se cadastrando no PAT?

O PAT, portanto, prevê incentivos fiscais – o abatimento no imposto de renda, por exemplo – para empresas que oferecem os benefícios de vale-alimentação ou vale-refeição para seus colaboradores. Além disso, o programa conta outros tipos de isenções, tais como a do FGTS e INSS.

Qual é o valor do PAT?

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT)

A dedução direta no imposto, relativa ao incentivo ao PAT, fica limitada a 4% do Imposto de Renda. A participação do trabalhador no PAT é limitada a 20% do custo direto da refeição.

Quais as vantagens de aderir ao PAT?

O PAT é um sistema que tem como objetivo melhorar a saúde alimentar e nutricional dos trabalhadores. Com isso, é possível melhorar a resistência física e a capacidade cognitiva dos colaboradores, gerando mais disposição para o trabalho e aumento da produtividade.