6 mins read

O que é Pedir-lhe?

Quando se usa a palavra lhe?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
Em cache

Qual é a classificação de lhe?

O pronome lhe, foi originado do dativo latino que tem uma espécie de função paralela à do complemento indireto do português. Do mesmo modo o status de complemento é garantido, pois o lhe preenche perfeitamente o espaço exigido pelo verbo.

Qual o correto te envio ou lhe envio?

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

É correto dizer Estou lhe enviando?

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.

Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando…' ou 'Estou enviando-lhe…'

O que substitui a palavra lhe?

Sinônimo de lhe

  1. A ele: 1 ao senhor, à senhora, a você, a ela, a ele.
  2. Dele: 2 sua, do senhor, seu, dela, dele, da senhora, de você.
  3. Nele: 3 no senhor, nela, nele, em você, na senhora.
  4. Para ele: 4 para você, para o senhor, para ele, para ela, para a senhora.
  5. Ante ele:

Como se escreve a palavra lhe?

designa a terceira pessoa do singular, em função sintática de complemento, e indica: 1 a pessoa ou coisa de que se fala ou escreve (peguei-lhe); 2 a pessoa a quem se fala ou escreve (já lhe contei?)

Quando o lhe é sujeito?

Há, ainda, o “lhe” que funcionará como sujeito de infinitivo. Isso ocorrerá nas estruturas com verbos causativos e/ou sensitivos acompanhados de infinitivo (LINK DO ARTIGO). Mas preste atenção: o “lhe” só aparecerá nessa função quando o infinitivo vier acompanhado de um objeto direto!

O que pode substituir o pronome lhe?

1) Em geral, pode ser substituído por “a ele(a/s), para ele(a/s), nele(a/s), dele (a/s)” ou por qualquer pronome de tratamento após a preposição (a você, ao senhor, a Vossa Excelência, a Sua Santidade, etc.).

Quando o lhe vem antes ou depois do verbo?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Estou te escrevendo ou estou lhe escrevendo?

Quando o hábito é tratar a pessoa por TU – o que é muito comum no Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina – deve-se dizer Estou te escrevendo. Mas se o indivíduo ao longo da carta é tratado por VOCÊ, usa-se ”lhe” (assim como o/a, seu, sua e demais pronomes da 3ª pessoa): Estou lhe escrevendo

Estou te ou estou lhe?

Quando o hábito é tratar a pessoa por TU – o que é muito comum no Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina – deve-se dizer Estou te escrevendo. Mas se o indivíduo ao longo da carta é tratado por VOCÊ, usa-se ”lhe” (assim como o/a, seu, sua e demais pronomes da 3ª pessoa): Estou lhe escrevendo…

Quais verbos não aceitam o pronome lhe?

Alguns VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS que exigem a preposição A não admitem o uso dos pronomes LHE, LHES. Só poderemos usar A ELE, A ELA, A ELES, A ELAS. Eis os verbos: ASPIRAR, VISAR, ASSISTIR (no sentido de estar presente, ver), aludir (fazer alusão, referir-se), referir-se e anuir (dar consentimento, aprovação).

O que significa eu lhe amo?

Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as. O pronome oblíquo lhe representa o objeto indireto, subentendendo uma preposição (lhe = a si).

Pode iniciar frase com pronome lhe?

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos).

Pode usar lhe no início da frase?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

Quando substituir por lhe?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais."

Pode lhe ou pode te?

O pronome TE (ou ti) corresponde à segunda pessoa e LHE corresponde à terceira. Observe que há uma mistura de pessoas no terceiro exemplo: “Eu já te dei o que você pediu”. O pronome TE foi associado ao pronome VOCÊ; deste modo, a forma correta deve ser “Eu já lhe dei o que você pediu.

Como dizer eu te amo de uma forma diferente?

Como dizer Eu Te Amo em português?

  1. Eu amo você. Esta é uma forma muito comum de confessar seus sentimentos.
  2. Eu te amo. Esta frase é a mesma de cima, mas usando o pronome oblíquo. …
  3. Eu gosto de você. …
  4. Eu te adoro. …
  5. Sou louco por você. …
  6. Você é tudo pra mim. …
  7. Estou apaixonado por você. …
  8. Não sei viver sem você.