6 mins read

O que é peritônio anatomia?

Qual a função do peritônio?

Peritônio é uma membrana serosa que reveste as paredes da cavidade abdominal e recobre órgãos abdominais e pélvicos. Entre as suas duas camadas – parietal e visceral – está a cavidade peritoneal. A função do peritônio é sustentar e proteger os órgãos abdominopélvicos.

O que é peritônio e onde fica?

O peritônio é um dos maiores tecidos do corpo humano, em extensão – como a pele –, revestindo praticamente todas as estruturas do abdômen e a parede abdominal, especialmente aquelas contidas pela cavidade pélvica – anatomicamente localizada entre o diafragma e o osso pélvico.

Onde fica o peritônio no corpo?

O peritônio é a maior membrana do corpo: reveste o interior do abdômen, abrangendo e protegendo todos os órgãos nele contidos (intestino, fígado, estômago e ovários, entre outros). Formado por células epiteliais, o peritônio produz um fluido que ajuda os órgãos a se moverem suavemente dentro do abdômen.

Quais os sintomas de doença no peritônio?

Quais sinais e sintomas servem de alerta?

  • redução do apetite.
  • perda de peso sem causa aparente;
  • dor abdominal constante;
  • ascite (acúmulo de líquido) abdominal;
  • distensão (inchaço) abdominal;
  • hérnias umbilicais ou inguinais;
  • constipação ou diarreia;
  • náuseas;

É possível retirar o peritônio?

Em alguns casos, pode ser necessário até mesmo retirar o peritônio da região acometida para que o procedimento seja efetivo. Como essa é uma cirurgia altamente invasiva, só é indicada para pacientes em que a citorredução completa é possível.

O que causa inflamação no peritônio?

A inflamação da membrana peritoneal costuma ser consequência de uma infecção , mas mesmo quando por outras causas, a elas geralmente se sobrepõe uma infecção secundária.

Como é a dor no peritônio?

Os principais sinais e sintomas da peritonite são dor abdominal aguda e hipersensibilidade abdominal intensa, as quais são exacerbadas por quaisquer movimentações do peritônio , como acontece ao tossir, na flexão dos quadris e no pressionar e liberar a mão sobre o abdome , por exemplo.

Onde é o câncer no peritônio?

O câncer de peritônio pode ser classificado de acordo com sua origem. Ele pode se desenvolver nos ovários, estômago, intestino ou pâncreas ou, quando se origina no próprio peritônio, é chamado de adenocarcinoma, que afeta mais as pessoas do sexo feminino, ou o mesotelioma.

Onde fica o câncer no peritônio?

A maioria dos cânceres primários de peritônio inicia-se na parte inferior do abdômen conhecida como pélvis, onde se localizam os ovários. Por esta razão, o câncer primário de peritônio e o câncer de ovário se comportam de forma muito semelhantes e são tratados, na maioria das vezes, da mesma maneira.

Qual exame detecta câncer no peritônio?

Diagnóstico do câncer de peritônio

ressonância magnética; biópsia do tecido afetado; exames de sangue para analisar os marcadores tumorais; colonoscopia e endoscopia também podem ser utilizadas para verificar se o tumor se espalhou para o intestino ou o estômago.

Tem cura câncer no peritônio?

O importante é se lembrar que o câncer peritoneal é tratável e curável, aumentando a sobrevida, com qualidade, a grande parte dos pacientes.

Qual médico cuida do peritônio?

O especialista para esta cirurgia é o Cirurgião Oncológico, sendo que esta é uma área de atuação específica dentro da especialidade.

O que é peritônio tem cura?

O peritônio é uma membrana que reveste os órgãos do abdômen, como o estômago e os intestinos. O Câncer nesta parte do corpo em geral é mais agressivo e de difícil tratamento. Mas um procedimento recente tem trazido bons resultados. É o HIPEC, quimioterapia hipertérmica intraperitoneal.

Quais os sintomas de um câncer no peritônio?

Os sintomas do câncer de peritônio, muitas vezes, são inexistentes ou inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico precoce. Eles podem incluir dor abdominal, inchaço, náusea, vômito, perda de apetite e de peso.

O que causa câncer no peritônio?

O peritônio é uma fina membrana protetora, que cobre o abdome, como um lençol, protegendo os órgãos como o estômago, intestino ou cólon. O câncer de peritônio é frequentemente causado pela disseminação de células cancerígenas preexistentes no intestino ou no aparelho reprodutor feminino.

Qual exame detecta o câncer de peritônio?

Diagnóstico do câncer de peritônio

ressonância magnética; biópsia do tecido afetado; exames de sangue para analisar os marcadores tumorais; colonoscopia e endoscopia também podem ser utilizadas para verificar se o tumor se espalhou para o intestino ou o estômago.

Tem como tirar o peritônio?

Como funciona a cirurgia citorredutora

Em alguns casos, pode ser necessário até mesmo retirar o peritônio da região acometida para que o procedimento seja efetivo. Como essa é uma cirurgia altamente invasiva, só é indicada para pacientes em que a citorredução completa é possível.

Quais os sintomas de quem tem câncer no peritônio?

O câncer do peritônio pode ser totalmente assintomático. No entanto, dor abdominal, diarreia, náuseas, aumento da circunferência abdominal, ascite (fluído no abdômen), febre, perda de peso, fadiga, perda de apetite, anemia e distúrbios digestivos podem indicar a doença.