6 mins read

O que é perversão para a psicanálise?

O que é considerado perversão?

Nesta perspectiva, o que deve ser, de fato, considerado perversão é o desejo de fazer mal ao objeto, humilhá-lo, degradá-lo. Humilhando, o perverso se vinga da humilhação a que foi submetido. A perversão é uma neurose erótica; uma forma erótica do ódio.

O que é perversão e quais os sintomas?

Quais são os sintomas da perversão? Os sintomas podem variar de acordo com o paciente e, obviamente, com o tipo de perversão. Normalmente, a pessoa perversa é manipuladora, impulsiva, sedutora e se sente superior. Mentiras e transgressão das normas fazem parte da rotina e não há sentimentos de culpa.
Em cache

O que responde o psicanalista sobre a perversão?

O que responde o psicanalista sobre a perversão? As obras de Freud e de Lacan desvelam que a complexidade que se presentifica na perversão exige do psicanalista não somente uma extrema sutileza e precisão, como também, o desafia em sua práxis e em sua ética: a ética do desejo.

O que é um sujeito perverso?

O sujeito perverso sabe o que quer e é isso que o faz arrogante, visto que ele já tem total certeza de saber a verdade sobre o gozo; consagrando-se em preencher o vazio que há no outro. Em outras palavras, o perverso faz desse, sua vítima para cultivar sua castração e desmentir a castração do outro.
Em cache

Quais os tipos de perversão?

Nas perversões podemos incluir aproximativamente três subgrupos: as perversões sexuais, as personalidades antissociais e os tipos impulsivos. Essa subdivisão é problemática e apenas descritiva, pois cruza categorias originadas em diferentes tradições clínicas.

O que causa a perversão?

A perversão estrutura-se sobre uma vontade de transgredir a ordem natural das coisas, de perturbar a norma social. Seria sim um fenômeno sexual, mas também social, físico, político e estrutural.

O que o perverso não suporta?

O perverso não tolera a dúvida. Por se situarem no período edípico, tanto o perverso quanto o histérico terão a percepção de um terceiro. O histérico, ao querer ser desejado, não suporta que o outro deseje outra coisa que não ele, neste caso se sentindo no lugar de excluído.

Quais as características da perversão?

A anomalia que nega a norma pode ser um desvio progressivo, útil ou benéfico. Além disso, mesmo a dissociação entre a norma e seu oposto, entre real e ideal, entre o bem e o mal, é justamente uma das características da perversão.

Como identificar perverso?

A pessoa perversa busca o prazer continuamente, tanto em seus comportamentos como em suas fantasias. Normalmente, este desvio de comportamento começa a se estruturar ainda na infância, se desenvolvendo na fase adulta.

O que é perverso para Freud?

Com base na experiência clínica com o elemento fetiche, Freud postula que na perversão há duas realidades opostas e simultâneas: por um lado, a negação e, por outro, o reconhecimento da ausência de pênis na mulher. Ausência esta que o fetiche escamoteia.

Quais as frases que os narcisistas mais falam?

10 frases para desarmar instantaneamente um narcisista

  • “Não preciso me explicar”. …
  • “Não vou discutir com você”. …
  • “Lamento que você se sinta assim”. …
  • “Não consigo controlar o que você sente por mim”. …
  • “Sinto muito, não tenho tempo para isso agora”. …
  • “Não vou mais tolerar seu desrespeito”. …
  • “Isso não vai funcionar comigo”.

Qual o desejo do perverso?

O perverso, em seu agir, é comandado pelo imperativo categórico do gozo: vive para o gozo, para apoderar-se dele, organizá-lo e prorrogá-lo. O desejo, na perversão, não surge como uma pergunta pelo desejo do Outro, como na neurose.

Qual o mecanismo de defesa da perversão?

Perversão. O mecanismo de defesa específico da perversão é a denegação. Freud coloca que muitos indivíduos que faziam análise com ele apresentavam fetiches como algo que os traria apenas prazer, algo até mesmo louvável.

O que o narcisista mais odeia?

Os narcisistas odeiam se sentir como uma criancinha na frente das pessoas importantes que eles tentam enganar, ser repreendidos, olhados com decepção, desgosto.

Qual o ponto fraco de um narcisista?

O tratamento é com psicoterapia psicodinâmica. (Ver também Visão geral dos transtornos de personalidade .) O ponto fraco do narcisista é a falta de auto reflexão. Ou seja, ele não se analisa para saber se suas ações são positivas ou não.

Quais as características de uma pessoa perversa?

A anomalia que nega a norma pode ser um desvio progressivo, útil ou benéfico. Além disso, mesmo a dissociação entre a norma e seu oposto, entre real e ideal, entre o bem e o mal, é justamente uma das características da perversão.

Como identificar um narcisista com apenas uma pergunta?

Como identificar um narcisista: sintomas do transtorno de personalidade narcisista

  1. Sensação de grandiosidade. …
  2. Necessidade excessiva de atenção. …
  3. Mentiras. …
  4. Comportamento de vítima. …
  5. Preocupações com coisas pequenas. …
  6. Inveja. …
  7. Falta de empatia ou empatia reduzida. …
  8. Dificuldade de aceitar críticas.

Como narcisista te manipula?

Os narcisistas usam o contato visual para intimidar e manipular, começando com um longo exame visual, que faz a vítima sentir como se sua própria alma estivesse sendo sondada. Eles aprendem tudo o que podem sobre a vítima, espelhando seu comportamento e copiando o estilo de comunicação.