5 mins read

O que é pesponto na costura?

O que é o pesponto?

Significado de Pesponto

substantivo masculino Ponto da costura em que a agulha torna sucessivamente a entrar um pouco atrás do lugar em que saiu o ponto anterior.

O que é acabamento pespontado?

O pesponto, ou topstitching, nada mais é do que aquela costura feita aparente, por cima do tecido, que pode ser usada tanto para unir recortes como apenas para enfeitar. Por sua vez, ele pode ser feito com uma linha da mesma cor do tecido ou com uma cor contrastante.

O que é linha de pesponto?

O pesponto é um tipo de acabamento de costura externo, feito com pontos largos que servem tanto para reforçar, quanto para ornamentar a parte costurada. É feito com linha específica para pespontar (mais grossa que as linhas comuns) e geralmente de cor contrastante à do material a ser pespontado.

Qual o número de agulha para pesponto?

Agulhas de pesponto

Como é: O buraco dessa agulha é um pouco maior. Serve para: Acabamentos pespontados, com um ou dois fios de linha. Tamanhos: 9 a 14.

Para que serve o calcador de pesponto?

Calcador utilizado para dar acabamentos em costuras externas de peças como calças bermudas golas de camisas serve tanto para firmar quanto para dar acabamento na peça dando um caimento mais sofisticado.

O que é uma costura inglesa?

Costura inglesa

Também conhecida como costura rebatida, é um dos pontos mais utilizados em calças jeans e camisas masculinas. Para fazer esse acabamento, é necessário virar uma das partes do tecido ao avesso e deixar a ponta virada para o lado de fora. Para unir os dois, passe a costura reta.

Qual o nome da borda do tecido?

Debrum: O Debrum é uma excelente escolha para acabamento, pois realça a beleza da peça e reforça a costura, evitando que desfiem. Seu processo é bem simples. Pegue o tecido escolhido para o acabamento e dobre-o até ficar com 4 a 5 cm de diâmetro e marque as dobras com ferro.

Qual a espessura da linha de pesponto?

LEAL e a marca desenvolvida do nosso produto, a linha PESPONTO para costura são de espessura N 36/ 50/ 80 100% poliéster, ideal para costura em diversas maquinas tais como: caseadeiras, reta, travetadeiras, interlock de bolso entre outros.

Para que serve o calcador pesponto?

Calcador utilizado para dar acabamentos em costuras externas de peças como calças bermudas golas de camisas serve tanto para firmar quanto para dar acabamento na peça dando um caimento mais sofisticado.

Qual o número da agulha para costurar tecidos finos?

Se formos costurar tecidos com espessura média, podemos usar as agulhas de número 14/90. Já no caso dos tecidos finos, é interessante usar linhas e agulhas que sigam o mesmo padrão e sejam finos. Normalmente as agulhas 9/65 ou 11/75 são utilizadas para esse tipo de costura.

Para que serve o calcador duplo?

Esse jogo de calcadores é o acessório adequado para pregar vivo ou cordões em sua Reta transporte duplo, já que possui uma canaleta larga (1/4) para correr o material. Além disso, possui um chanfrado atrás que serve de saída para curvas.

Qual é o calcador de franzir?

Pezinho calcador (ou sapata) para franzir tecidos enquanto costura, conforme a aula logo abaixo. Serve em todos os modelos de máquinas domésticas (Singer, Janome, Brother…) O pé calcador é de corpo em aço inoxidável, mais seguro e resistente.

O que é uma costura francesa?

A costura francesa é um acabamento embutido, é uma costura invisível que proporciona um acabamento mais fino às roupas. Com essa técnica é possível esconder as bordas da margem da costura.

Como entender os moldes de costura?

No verso do molde você irá encontrar mais detalhes, como: desenhos mais detalhados, linhas de costura e comprimentos possíveis. As variações são marcadas com símbolos ou letras para identificar o modelo específico. Outro detalhe importante são as sugestões de tecidos para a produção da peça.

O que é Chulear na costura?

E, afinal, o que é chulear? É acabar a beira do tecido. «O chuleio evita que o tecido se desfie. Por isso, se estiver a trabalhar com um tecido que desfie muito, antes de começar a coser, chuleie, e só depois cosa como se tratasse de um tecido normal», explica a autora do livro.

O que é o revel na costura?

Revel: Esta é uma técnica simples, que utiliza um espelho do contorno da peça, utilizando o mesmo tecido. Para fazê-lo, basta traçar o contorno da cava ou decote no carbono, e depois recortar o tecido. O revel não é muito longo, então 5 a 6 cms de pano serão o suficiente.

Qual linha é usada para costurar jeans?

Linha de nylon

Ela é forte, mas fina o suficiente para não deixar marcas visíveis na costura. Linha de nylon: é uma linha forte e resistente à abrasão, usada principalmente para costurar tecidos pesados ​​e resistentes, como jeans e couro.

Qual é o número da agulha para costurar jeans?

Agulhas tamanho 16/100 para jeans. Agulha indicada para costura jeans. Possui uma ponta afiada. O formato único da ponta desempenha uma costura que reduz a resistência à penetração no tecido e evita quebras de agulhas e fios.